Quase 20 toneladas de materiais inservíveis foram recolhidas na primeira etapa do mutirão Meu Bairro Limpo, realizado na região Imbirussu, em Campo Grande. A estrutura de coleta funcionou entre os dias 1º e 5 de dezembro. Nesta semana, de 8 a 12 de dezembro, a ação segue no Jardim Batistão, na região Lagoa.
Durante os cinco dias de mutirão na região Imbirussu, agentes da Gerência de Controle de Endemias Vetoriais vistoriaram 2.868 imóveis e eliminaram quase 1.800 criadouros com água que representavam risco para a proliferação do mosquito Aedes aegypti. “Durante as visitações os moradores podem indicar materiais inservíveis, que serão separados pelas equipes e descartados adequadamente”, explica Rubens Bittancourt, gerente de Controle de Endemias Vetoriais.
O programa Meu Bairro Limpo foi lançado no dia 1º de dezembro e reforça a prevenção contra o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika no período de chuvas, quando aumentam os criadouros e as notificações de arboviroses. A ação seguirá até o fim de janeiro, contemplando todas as regiões do município.
Campo Grande já registrou 4.603 notificações de dengue e 1 óbito confirmado em 2025. A chikungunya preocupa, com 275 casos confirmados. “A chikungunya é um alerta nacional. Saímos de 73 casos no ano passado para 275 neste ano. Há risco de uma epidemia maior, e os cuidados são os mesmos da dengue”, alerta Veruska Lahdo, superintendente de Vigilância em Saúde e Ambiente.
Durante o mutirão, os moradores podem entregar materiais diretamente aos agentes ou levá-los até os pontos de coleta distribuídos pelos bairros. Entre os itens aceitos estão plásticos, garrafas, embalagens, sacolas, vidros, latas, papel, papelão, pneus e pequenos objetos domésticos que acumulam água. Não são aceitos móveis, eletrodomésticos, entulho, resíduos de construção, galhos, resíduos verdes, eletrônicos, lâmpadas, pilhas, produtos químicos e pneus industriais ou agrícolas.
Box
O cronograma de pontos de coleta para o mutirão segue da seguinte forma:
• Região Lagoa, de 8 a 12 de dezembro, Jardim Batistão, Rua Fátima do Sul com Rua Rio Brilhante;
• Região Prosa e Centro, de 15 a 19 de dezembro, Jardim Noroeste, Rua Indianápolis com Rua Nazaré e Rua Dom Pedro I com Rua 11 de Outubro;
• Região Anhanduizinho 1, de 5 a 9 de janeiro, Bairro Universitário, Rua Júlia Pereira de Souza com Rua Francisco Aguiar Pimenta;
• Região Anhanduizinho 2, de 12 a 16 de janeiro, Jardim das Hortênsias, Rua Prímula;
• Região Segredo, de 19 a 23 de janeiro, Nova Lima, Rua Firmo Cristaldo entre ruas Júlio Prestes e Eugênia Lima;
• Região Bandeira, de 26 a 30 de janeiro, Jardim Itamaracá, Rua Padre Mussa Tuma com Amabile Tanarche Cappi.
Por Suelen Morales