Um avião cargueiro C-17 Globemaster III da Guarda Aérea Nacional dos Estados Unidos pousou no início da noite dessa terça-feira (29) no Aeroporto Internacional de Campo Grande, trazendo helicópteros e equipamentos que serão utilizados em um exercício militar uma das maiores operações militares conjuntas realizadas em território brasileiro.
A aeronave pertence à Guarda Aérea Nacional de Nova York (NY ANG) e faz parte da força logística norte-americana que participará do treinamento, marcado para começar oficialmente na quinta-feira (31), com todas as atividades concentradas na Base Aérea da Capital sul-mato-grossense.
Outro cargueiro do mesmo modelo, com matrícula 01-0188, também está a caminho de Mato Grosso do Sul para reforçar o apoio às ações da missão, que ocorre a cada dois anos com a presença de tropas do Brasil e dos EUA.
O estudante Guilherme Freitas é morador do bairro Jardim Imá, localizado em frente ao Aeroporto Internacional de Campo Grande, e estão acostumados com o tráfego aéreo na região.
Apaixonado por aviação, Guilherme disse que acha muito importante ter esse movimento militar/aeronáutico em Campo Grande, principalmente diante das questões relacionadas a cortes financeiros à Força Aérea Brasileira (FAB), noticiados recentemente.
“Acho muito importante ter esse movimento aqui na cidade e principalmente para o país. Como morador da região, digo que esses exercícíos militares, atrapalham a rotina dos moradores, na verdade é até algo que chama a atenção, positivamente, as pessoas gostam de ver aviões diferentes”, explicou.
O aposentado Arlindo Gonçalves, também morador do Jardim Imá também destacou a importância do treinamento militar para o país. “É importante a troca de conhecimento militares entre nações, uns aprendem com os outros e sinceramente, é muito legal presenciar esse tipo de atividade, não atrapalha em nada nossa rotina.
Campo Grande é considerada como um centro estratégico, devido sua localização geográfica e infraestrutura militar, a Base Aérea de Campo Grande atua como centro de comando do Exercício Tápio.
A reportagem de O Estado Online entrou em contato com a assessoria de comunicação da Base Aérea de Campo Grande, onde o CECOMSAER (Centro de Comunicação Social da Aeronáutica), informou que fará uma coletiva de imprensa, ainda sem data definida, para fornecer todas as informações sobre este exercício militar.
Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook e Instagram