MS tem a 3ª malha rodoviária com menos pontos críticos do País, aponta dados da CNT

Foto: Divulgação
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Com a terceira melhor colocação no ranking da CNT (Confederação Nacional do Transporte), Mato Grosso do Sul tem a terceira malha rodoviária com menos pontos críticos do país. A colocação aparece em um estudo publicado este mês pela confederação

O levantamento, batizado de “Transporte Rodoviário – Os Pontos Críticos nas Rodovias Brasileiras”, avaliou rodovias estaduais, federais e concessionadas, entre 2012 e 2021. Durante o levantamento, foram percorridos 109.103 quilômetros de rodovias de todo o Brasil, com o objetivo de  analisar os principais pontos críticos das rodovias brasileiras, identificados na Pesquisa CNT de Rodovias. São eles: quedas de barreira, buracos grandes, erosões na pista, pontes caídas e pontes estreitas. 

No Estado, foram constatadas 0,10 ocorrências dessas falhas a cada 100 quilômetros. Com esse resultado, Mato Grosso do Sul conseguiu a terceira melhor colocação do ranking, ficando atrás somente de São Paulo, com 0,8 ponto crítico a cada 100 quilômetros, e do Distrito Federal (média de 0,03).

Segundo o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Hélio Peluffo Filho, más condições em rodovias, como erosões, buracos e demais pontos críticos, devem ser revertidas com planejamento e investimentos, pois são prejudiciais para o setor de transportes e também para toda a sociedade. 

Para Hélio, além de aumentar o custo do frete, os pontos críticos impactam negativamente na segurança dos usuários. Por isso, investimentos na manutenção, conservação e recuperação são fundamentais para dar qualidade às rodovias.  “Devem ser constantes, já que melhoram, inclusive, a produtividade dos setores econômicos”, disse sobre as aplicações de recursos.

Dados da Seilog (Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística) e da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos ) apontam que só em 2021 foram investidos cerca de R$ 837 milhões nas rodovias estaduais. Em 2022, esse tipo de aplicação saltou para R$ 1,3 bilhão. Para este ano, a estimativa é de que R$ 1,2 bilhão em investimento seja destinado para as rodovias estaduais.

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