O CNJ (Conselho Nacional da Justiça) apresentou hoje (1º) no lançamento do relatório Justiça em Números, a informação de que 27,7 milhões novos processos foram abertos no Judiciário de todo o país em 2021, tendo um aumento de 10,4% em relação a 2020. Sendo que 97,2% desses processos já ingressaram por meio de sistema de processo eletrônico.
O relatório traz dados da estrutura, litigiosidade e do desempenho da Justiça em 2021, que também serão disponibilizadas em um painel.
O Justiça em Números é a principal fonte de mensuração da atividade judicial, utilizando indicadores internacionalmente reconhecidos para apuração da eficiência e economicidade dos tribunais e unidades judiciárias, como taxa de congestionamento, número de casos novos por magistrado e índice de atendimento à demanda.
Nesta edição, o anuário agrega informações obtidas de forma automatizada por meio da Base de Dados do Poder Judiciário (Datajud), o que permite maior detalhamento e confiabilidade nos índices obtidos, inclusive sobre a implantação da Justiça digital no Brasil.
Leia Mais: Em 2022, Capital tem saldo positivo de quase 10 mil novos postos de trabalho
Acesse também as redes sociais do O Estado Online no Facebook e Instagram.