Sesi MS lança álbum com músicas regionais reinventadas por alunos

Alunos fazem nova leitura de músicas do Mato Grosso do Sul
Alunos fazem nova leitura de músicas do Mato Grosso do Sul

O Sesi MS publicou nas plataformas de música um álbum com canções produzidas por alunos das sete unidades da Rede Sesi de Educação no Estado. O trabalho é resultado da Oficina Cultural Itinerante, promovida no 4º bimestre letivo de 2023 na Escola Sesi e que teve como objetivo fortalecer a identidade regional pantaneira por meio da difusão da arte e da cultura.

A oficina foi ministrada pela arte-educadora Ariadne Farinéa e pelo Studio Virtus. Os estudantes puderam experimentar técnicas de mixagem digital de músicas a partir de fonogramas editados e reinventados. A programação contou ainda com exposição da memória fonográfica da música de Mato Grosso do Sul, com curadoria de Carlos Luz. Os alunos conheceram a história das mídias musicais desde o vinil até as tecnologias modernas de reprodução musical.

Para Bruno Sampaio, curador das Oficinas Culturais do Sesi, a iniciativa promove o protagonismo dos alunos e traz conceitos de mercado musical, novas tecnologias e direito autoral aplicado.

“Misturando tradição e inovação, a Oficina Cultural Itinerante de produção digital de música foi um sucesso nas Escolas Sesi. Reforçamos o protagonismo dos alunos como fazedores de cultura, em uma atividade prática que bebeu na fonte da história da música regional e resultou em músicas autorais criadas pelos nossos alunos, como verdadeiros produtores musicais”, disse.

“Foi uma experiência incrível, pois pude ter mais contato com a arte e cultura, já que eu não conhecia músicas do Estado, principalmente dos povos originários, além de conhecer as características musicais e mexer com as ferramentas de produção”, contou a aluna Maria Luiza Martins Lopes, da Escola Sesi de Dourados.

“Foi uma experiência muito diferente, não é nada parecido com qualquer coisa que já tenha acontecido no ambiente escolar. Seria muito legal se todos pudessem ter essa mesma oportunidade de estar produzindo e aprendendo sobre a música regional”, disse a estudante Ada Blacuth, da Escola Sesi de Corumbá.

As Oficinas Culturais Itinerantes são uma iniciativa conjunta do Sesi Cultura e da Gerência de Educação do Sesi.

Leia mais: Curso do Sesi de inclusão digital para idosos começa em outubro na capital

Curso do Sesi de inclusão digital para idosos começa em outubro na capital

Acesse também as redes sociais do O Estado Online no Facebook Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *