Sansão gigante é novo morador do Bioparque Pantanal

Coelho símbolo da Turma da Mônica tem
13 metros e celebra 60 anos da personagem (Foto: Nilson Figueiredo)
Coelho símbolo da Turma da Mônica tem 13 metros e celebra 60 anos da personagem (Foto: Nilson Figueiredo)

  Coelho símbolo da Turma da Mônica tem 13 metros e celebra 60 anos da personagem

O coelho Sansão, personagem icônico da Turma da Mônica, chegou em Campo Grande na manhã de ontem (7), no Bioparque Pantanal, munido de uma cuia de tereré. Inflável, o personagem tem 13 metros de comprimento, simboliza os 60 anos da Mônica, e a parceria entre o Sicredi (Sistema de Crédito Corporativo) e a Maurício de Souza Produções, na campanha “Coelhadas Gigantes”.

A campanha “Coelhadas Gigantes” faz parte de uma série de iniciativas para celebrar a data da criação da personagem Mônica, e está rodando as capitais do Brasil, juntamente com as atividades da Semana Nacional de Educação Financeira 2024, que tem objetivo de conscientizar crianças e adultos sobre o uso do dinheiro e educação financeira, por meio da arte dos quadrinhos.

O coelho inflável gigante é uma instalação realizada entre a Mauricio de Souza Produções (MSP) e a Panini, responsável pelas publicações de gibis da Turma da Mônica no Brasil, com apoio do Sicredi. A parceria entre a MSP e o Sistema foi iniciado em 2019, que promove a educação financeira para crianças por meio de uma série de gibis e vídeos sobre o tema. No total, já foram distribuídos de forma gratuita, 8,7 milhões de exemplares entre as seis edições da publicação e os vídeos possuem 27,6 milhões de visualizações. A iniciativa já passou por São Paulo, Rio de Janeiro, João Pessoa, Recife, Foz do Iguaçu, Brasília, e outros.

“É uma ação educacional, e precisa ser incentivada. A melhor maneira de incentivar um adulto é por meio dos filhos, então um programa como esse de educação financeira, é fundamental, e dentro do Bioparque, que também tem um trabalho de educação com as crianças”, disse o secretário Executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável do Estado, Rogério Thomitão Beretta.

Filho de Mauricio de Souza estava presente

Um dos filhos de Mauricio de Souza,
Marcelo esteve presente no evento de abertura ( Foto: Nilson Figueiredo)

Um dos filhos de Mauricio de Souza e coordenador de projetos, Marcelo Pereira de Souza, esteve presente no evento de abertura do Bioparque para representar a família. Pela primeira vez em Campo Grande, ele ganhou da Sicredi uma garrafa térmica, para poder conhecer e aprender a tomar o nosso tereré. “A nossa equipe conversou com as pessoas daqui, e todos falaram que precisava ser o tereré. Em cada cidade que o Sansão passa, ele ganha algo do local, e estou muito animado para ir ao Mercadão comprar a cuia, a bomba, e a erva para experimentar”, disse em coletiva.

Marcelo, assim como os irmãos, também serviu de inspiração para o personagem Marcelinho, uma criança organizada e ‘certinha’, que possue um forte senso da importância do dinheiro. A ação, que percorre todo o país, ‘arremessa’ o coelho de cidade em cidade, segundo Marcelo. “Pensando em celebrar os 60 anos da Mônica, desse ícone de força, a gente trouxe essa ação, ‘Coelhadas Gigantes’, para representar que, para uma menina, girar um Sansão e jogar de São Paulo até aqui em Campo Grande, ela tem que ter muita força. Então, é um símbolo da força desse ícone brasileiro”, disse.

Rodrigo Paiva, diretor-executivo da Mauricio de Souza Produções, reforçou o orgulho da companhia em fazer parte da cultura brasileira e da parceria sobre educação financeira. “É muito gostoso ver que o conteúdo que nos fazemos, o que o Mauricio esta plantando também já faz parte da cultura brasileira. Quando a gente se vê envolvido nisso, é uma satisfação muito grande, um motivo de orgulho para todos nós. Cada revista que distribuirmos sobre educação financeira, já impactou 36 milhões de pessoas, então o nosso objetivo, de se tornar referência na educação financeira, esta realizando, é uma coisa concreta, e inclusive abrimos no fim do ano, o primeiro espaço temático de educação financeira, junto com o Sicredi”, disse.

União

Ainda conforme Marcelo, o objetivo da parceria entre a Mauricio de Souza Produções e o Sicredi, é levar a educação financeira para dentro das casas por meio das crianças e dos gibis. “Temos um trabalho muito consolidado com o Sicredi, em uma parceria que vem de muitos anos, e visando trazer educação financeira através das crianças. Porque a criança educa a sua casa: ela leva o gibi, conversa com a mãe, com o pai, com os avós, e traz esse conhecimento que melhora a qualidade de vida das famílias. Então a gente tem esse trabalho em conjunto justamente par cooperar com essas pessoas”.

Para ele, a arte é uma das ferramentas capazes de transmitir mensagens a sociedade, como seu pai faz nas histórias em quadrinhos, que atualmente é considerada a nona arte. “Meu pai sempre quis viver da sua arte. E na medida em que esse trabalho foi aumentando, ele percebeu a oportunidade de inserir mensagens importantes para a sociedade, dentro dos quadrinhos, principalmente para as crianças. Desde então, começou um trabalho sobre sustentabilidade, amizade, fraternidade. Ele percebeu essa brecha sobre o tema da educação financeira; se a gente parar para pegar os dados brasileiros, se eu não me engano, mais de 80% da população está endividada, então quando a gente fala sobre educação financeira, a gente fala sobre qualidade de vida, maior relação entre as famílias, menos conflitos e o Sicredi auxilia a trazer esses conceitos, com os personagens da Turma da Mônica, numa linguagem acessível, em que todos conseguem aprender”, argumenta.

“Com a revistinha, conseguimos nos comunicar não somente com a criança, mas com os pais, os avós e com toda a comunidade ao redor. A arte possibilita a tradução de conceitos complexos, para uma história em quadrinhos simples, divertida que todo mundo vai ler, se educando sem nem perceber”, enfatizou Marcelo.

Serviço

Em Campo Grande, o Sansão com tereré irá permanecer no Bioparque Pantanal até o dia 19 de maio. A entrada é gratuita, sendo permitida de terça a sábado, das 8h30min às 17h30min.

Por Carolina Rampi

 

Confira as redes sociais do O Estado Online no  Facebook e Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *