Sabadou com Arroz Carreteiro! Confira esta receita tradicional feita com carne seca

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

No sábado muitas famílias convidam os parentes e os amigos para passarem o fim de semana em casa, com muita comida e bebida. E nada mais sul-mato-grossense do que comemorar a chegada da folga com um belo arroz carreteiro! Confira esta receita que leva carne seca e bacon e aproveite. E não esqueça da mandioca cozida e do vinagrete para acompanhar!

Ingredientes:

2 xícaras (chá) de arroz;

4 xícaras (chá) de água;

100 g de carne-seca dessalgada e desfiada;

250 g linguiça calabresa aperitivo;

70 g de bacon em cubos;

2 colheres (sopa) de óleo;

½ cebola;

2 dentes de alho;

2 folhas de louro;

½ xícara (chá) de salsinha fresca;

Pimenta-do-reino moída na hora a gosto;

Modo de Preparo:

Leve uma chaleira com um pouco mais de 4 xícaras (chá) de água ao fogo baixo. Descasque e fatie meia cebola em meias-luas finas. Descasque e pique fino os dentes de o alho. Corte a linguiça em 3 pedaços na diagonal.

Em uma panela grande, aqueça o óleo em fogo médio. Doure o bacon e a linguiça calabresa por 5 minutos, mexendo de vez em quando.

Junte a cebola e refogue por 2 minutos, mexendo sempre, até ficar transparente. Acrescente o alho e misture por apenas mais 1 minuto.

Adicione a carne seca, o arroz e as folhas de louro. Mexa bem, por cerca de 1 minuto. Antes de começar a grudar no fundo da panela, meça 4 xícaras (chá) de água fervente e regue o arroz. Misture bem, raspando o fundo com a colher de pau e tampe parcialmente a panela.

Deixe cozinhar até que o arroz absorva toda a água, por cerca de 20 minutos – para verificar se a água secou, fure o arroz com um garfo para ver fundo da panela; se ainda estiver molhado, deixe cozinhar mais um pouco.

Desligue o fogo e mantenha a panela tampada por 5 minutos para que o arroz termine de cozinhar no próprio vapor. Enquanto isso, lave, seque e pique fino a salsinha. Sirva a seguir com salsinha picada e pimenta-do-reino moída na hora a gosto.

Acesse as redes sociais do O Estado Online no Facebook Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *