Professores criam instrumentos musicais do lixo para alunos praticarem em casa

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São fabricados desde guitarras, contrabaixo até bateria eletrônica

Para manter os alunos estudando música em suas casas, os professores Cibele Marcos e Paulo Martins criaram instrumentos musicais caseiros, reciclados, e entregaram aos estudantes do Cedeg/Apae (Centro de Educação Especial Girassol/ Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). Os alunos de música da unidade escolar da Apae de Campo Grande começaram a receber, nessa quarta-feira (8), junto com os seus respectivos responsáveis, os instrumentos musicais de lixo seco, confeccionados pelos professores. As entregas ainda ocorrerão hoje e na próxima segunda- -feira (13).

“A maioria dos alunos não tem condições financeiras de adquirir um instrumento musical, então resolvemos utilizar materiais recicláveis da própria instituição. Assim, podendo atender e oferecer esses instrumentos musicais. São 54 alunos contemplados com um kit de percussão, violão e caderno musical”, explicou a professora Cibele Marcos.

Durante a pandemia, os professores criaram um grupo no WhatsApp para continuar com as aulas de música de forma remota. “Os alunos mandavam vídeos com latas de tinta para simular o som do instrumento. Foi aí que resolvemos criar para que eles possam estudar música de casa”, contou Cibele. “Começamos a enviar as fotos e os vídeos da criação dos instrumentos e eles ficaram muito contentes”, disse a professora.

O professor Paulo Martins conta um pouco da história da criação desse projeto de sucesso. “Quando eu fui convidado para trabalhar com musicalização dentro da Apae de Campo Grande, eu adaptei a parte de lixo seco reciclado dentro da instituição, porque eu trabalho com isso, e a coordenação abraçou a ideia. Com a pandemia todo mundo teve que ficar em casa, e os alunos só tinham instrumento dentro da instituição, dentro do estúdio, aí a gente começou a falar com os alunos, sobre o projeto ensinando eles, aí os alunos da instituição resolveram criar seus instrumentos.”

“De repente cada um já estava criando o seu instrumento, eu mandava as fotos e os vídeos criando tambor com lata de Leite Ninho, Neston, lata de conserva e criando as coisas e quando a gente foi ver a gente já tinha contrabaixo com lixo seco, guitarra com lixo seco, violão com lixo seco reciclado e a gente criou também a bateria eletrônica”, celebra o professor.

Orgulhoso por levar aos estudantes a oportunidade de estudar música em casa, o professor inventor e músico ainda quer criar os microfones a partir do lixo seco. “Esse projeto ganhou proporção gigantesca, no Tamborlata os alunos assistiam aos vídeos, eles viam os alunos dos outros polos a tocar e começaram a pegar as coisas, tanto que a gente fez uma bateria, baixo, guitarra com lixo seco adaptados pelos alunos. Nós estamos há seis anos com esse projeto em Campo Grande. E eu me sinto meio babão, pois dentro da Apae, tem uma banda toda com instrumentos reciclados, baixo, bateria, guitarra. Só mesmo os microfones, que eu não consegui pensar numa forma de fazer funcional, mas eu to pensando e vou fazer”, finaliza o professor Paulo Martins.

Foram criados e doados aos alunos os instrumentos tritom; timbalita; surdo de martelo; maraca; ganzá; violão feito de lata e caderno musical. (Texto: Marcelo Rezende)

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