Documentário retrata jornalistas ameaçados em países democráticos

Foto: Lúcia Guimarães/Folhapress
Foto: Lúcia Guimarães/Folhapress

O retrato de jornalistas é humanizado no documentário “Endangered” (ameaçados de extinção), com cenas domésticas em contraponto à rotina de risco de morte, balas de borracha e perseguição digital, como a enfrentada por Patrícia Campos Mello, do jornal Folha de S.Paulo, uma dar quatro repórteres que a obra acompanha, a partir de 2020.

O documentário estreou no último domingo (12), no festival Tribeca, em Nova York, e logo nas primeiras cenas ouvimos o hino nacional enquanto a repórter Patrícia dirige, em seguida, em um comício pró-Bolsonaro na Av. Paulista, assistimos falas violentas sobre a mídia. “Esta gente tem que ser exterminada”, diz um orador.

Ela explica que o Brasil é uma democracia jovem em que a liberdade de imprensa ainda é frágil. E relata como se tornou alvo de ataques do presidente Jair Bolsonaro (PL), motivo de uma ação que ganhou contra o presidente.

Além de Patrícia, elas acompanham a fotojornalista mexicana Sáshenka Gutiérrez, o fotojornalista haitiano Carl Juste, do jornal Miami Herald, e o britânico Oliver Laughland, correspondente do Guardian nos EUA, que aparece na cobertura da campanha de Donald Trump e é hostilizado por apoiadores do ex-presidente.

O critério de escolha dos personagens pelas diretoras, Heidi Ewing e Rachel Grady, indicadas ao Oscar em 2006 por “Jesus Camp”,  foi o fato de os jornalistas pertencerem a quatro democracias, para melhor examinar o declínio da liberdade de imprensa, agravada pelo desaparecimento de empresas de jornalismo local nos EUA.

A experiência dos quatro jornalistas mostra aspectos diferentes que conferem mais clareza aos desafios da profissão no presente. Juste, que é negro, documenta a violência racial. O britânico Laughland escreve sobre o declínio da democracia americana desde que se mudou para o país, em 2014. Gutiérrez acompanha atos de mulheres contra feminicídio que são alvo de repressão violenta da polícia. E Patrícia relata a experiência de intimidação e ataques misóginos online.

Endangered

Lançamento: 28/06/2022
Elenco: Sáshenka Gutiérrez, Carl Juste, Oliver Laughland, Patrícia Campos Mello e Joel Simon
Produção: HBO Max
Direção: Rachel Grady e Heidi Ewing
Duração: 90 min

Acesse também as redes sociais do Estado Online no Facebook Instagram.

Leia mais:

Projeto autoriza transporte de passageiros por aplicativo entre cidades com até 10 km

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.