Neste sábado, 8 de outubro, é comemorado o Dia do Nordestino. A data homenageia toda a riqueza cultural da região, que é composta por nove diferentes estados – Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe – e foi instituída em 2009 pela Câmara Municipal de São Paulo, por meio da lei 14.952.
O dia 8 de outubro foi escolhido em homenagem ao nascimento do cantor e compositor cearense Antônio Gonçalves da Silva, popularmente conhecido como Patativa do Assaré. O artista é consagrado como um dos principais representantes da cultura nordestina e compôs músicas que foram gravadas por cantores como Luiz Gonzaga.
Para celebrar a data veja esta deliciosa receita de Bobó de Camarão:
Ingredientes:
1kg de mandioca em pedaços
1 cebola cortada em 4 partes
2 dentes de alho picados
8 xícaras (chá) de água
1 cubo de caldo de peixe
1,5 kg de camarão médio sem casca
Sal e pimenta-do-reino a gosto
4 colheres (sopa) de azeite
1 cebola ralada
1/2 colher (sopa) de alho picado
3 tomates maduros sem pele e sem semente picados
2 colheres (sopa) de extrato de tomate
1 xícara (chá) de água
1 xícara (chá) de leite de coco
1/2 colher (sopa) de azeite de dendê
1 colher (sopa) de coentro picado
3 colheres (sopa) de salsa picada
Modo de Preparo:
Em uma panela de pressão, cozinhe a mandioca com a cebola cortada, o alho, a água e o caldo de peixe em fogo baixo por 30 minutos após iniciada a pressão. Tempere o camarão com sal e pimenta e reserve.
Em uma panela de fundo grosso, aqueça o azeite, em fogo médio e frite a cebola ralada até ficar macia e adicione o alho picado e o tomate.Refogue por 5 minutos ou até derreter. Coloque o camarão e refogue por mais 5 minutos.
Adicione o extrato de tomate e a água e reserve fora do fogo. Bata a mandioca com a água no liquidificador e despeje na panela com o camarão. Volte ao fogo médio, misture o leite de coco e tempere com sal e pimenta. Aqueça até levantar fervura, desligue o fogo e misture o azeite de dendê. Polvilhe com coentro e salsa antes de servir.