O Dia da Cultura Nordestina é celebrado nesta terça-feira (02) em homenagem ao cantor Luiz Gonzaga, que faleceu no dia 02 de agosto de 1989. O artista foi consagrado como o Rei do Baião e marcou história na cultura brasileira, responsável por popularizar o forró, o baião, o xaxado e outros derivados da música nordestina.
O prato preferido de Luiz Gonzaga era o baião de dois, de acordo com Raimunda dos Sales, conhecida como Dona Mundica e que foi cozinheira da família Gonzaga e conhecia os hábitos do cantor e compositor. O termo baião foi popularizado por Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira com a música “Baião de Dois”.
A receita teve sua origem no sertão. Como a seca era forte e as pessoas não podiam estragar comida, surgiu a ideia de unir o feijão com o arroz, queijo coalho e manteiga da terra. Assim era formado um prato forte que daria sustento para aguentar as horas de jornada de trabalho no sol. Para celebrar a data veja a receita do prato preferido do Rei do Baião.
Ingredientes:
1 xícara (chá) de bacon em cubos
2 colheres (sopa) de manteiga de garrafa
1 pimentão verde picado
1 cebola roxa ralada
1 colher (sopa) de alho picado
2 xícaras (chá) de feijão de corda cozido
2 1/2 xícaras (chá) de arroz branco cozido
1 1/2 xícara (chá) de queijo coalho em cubos
1/2 xícara (chá) de cebolinha verde picada
Cebolinha para decorar
Modo de Preparo:
Em uma panela grande, em fogo médio, frite o bacon em cubos até soltar a gordura. Retire o bacon e reserve.
Na mesma panela, aqueça a manteiga, adicione o pimentão verde, a cebola roxa e refogue por mais 3 minutos. Acrescente o alho, o feijão e frite por 3 minutos. Junte o arroz e mexa.
Adicione o queijo, o bacon reservado, a cebolinha, misture e sirva decorado com cebolinha.
Dica: A manteiga de garrafa, pode ser substituída por manteiga comum; o feijão de corda pode ser trocado por feijão bolinha e o queijo coalho por queijo de minas frescal.
Receita por Comidas e Receitas.