Cine Sesc exibe o suspense brasileiro ‘Corações Sujos’, de Vicente Amorim

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

É necessário reservar os ingressos antecipadamente pelo site Sympla

O Cine Sesc, do Sesc Cultura, integrante do Sistema Comércio, exibe amanhã, nas sessões de 15h e 19 horas, o suspense brasileiro “Corações Sujos” (2012), dirigido por Vicente Amorim. Os ingressos podem ser reservados antecipadamente pelo site Sympla.

Sinopse

O tratado de rendição assinado pelo imperador japonês Hirohito ao general americano Douglas MacArthur marcou o fim da Segunda Guerra Mundial. Entretanto, no Brasil o anúncio não marcou o fim do período de violência. Os imigrantes japoneses que viviam no interior do Estado de São Paulo, formando a maior colônia do país fora do Japão, se dividiram em dois grupos. Os que acreditavam na notícia eram chamados de traidores da pátria, apelidados de “corações sujos”, e perseguidos por aqueles que endeusavam o imperador e ainda acreditavam na vitória do Japão.

É neste contexto que vive Takahashi (Tsuyoshi Ihara), dono de uma pequena loja de fotografia e casado com Miyuki (Takako Tokiwa), uma professora primária. Incitado pelo coronel Watanabe (Eiji Okuda), ele se torna o vingador daqueles que pregam a supremacia japonesa e passa a atacar todos aqueles que não acreditam que o país foi derrotado na guerra. O longa é baseado em livro homônimo do jornalista Fernando Morais, autor de obras consagradas como “Chatô: o Rei do Brasil” e “Olga”.

Recepção do filme

Segundo o agregador de críticas do site Adoro Cinema, “Corações Sujos” obteve uma média de 2,6 de 5 estrelas, com base em 15 críticas veiculadas na imprensa brasileira. O filme abriu o Festival Paulínia de Cinema de 2011 e foi ovacionado após sua exibição no Festival Internacional de Cinema de Montreal.

No Japão, o filme foi bem recebido pela crítica local, sendo destacado em alguns jornais de Tóquio. O jornal “Asahi Shimbun” o julgou “poderoso”, ao passo que o “Yomiuri Shimbun” considerou-o “soberbo, um tour-de-force que deve ser visto por um grande público”. O crítico Takashi Suzuki do diário “Mainichi Shimbun”, elogiou as atuações, ressaltando que “o filme coloca perguntas que são válidas ainda hoje”.

Cinema nacional

Para o mês de outubro o Cine Sesc preparou uma seleção com quatro importantes filmes do cinema nacional contemporâneo realizados nos anos 2000. As produções demonstram a força, a qualidade e a pluralidade do cinema brasileiro e são parte do patrimônio cultural do Brasil, dialogando com diferentes públicos. A unidade segue as normas de biossegurança e o uso de máscaras na sala de cinema é obrigatório.

Serviço

O Sesc Cultura está localizado na Avenida Afonso Pena 2.270 – Centro, Campo Grande-MS. Informações: (67) 3311-4417 ou pelo WhatsApp (67) 3311- 4417. Acompanhe as ações do Sesc Cultura @sescculturams e Facebook/sescculturams.

(Texto de Marcelo Rezende)

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.