A Academia Sul-Mato-Grossense de Letras (ASL) encerra com chave de ouro sua programação de Rodas e Chás de 2023 com o tema “A canção como gênero de encontro performático entre a arte musical e a arte literária”. O evento acontecerá nesta quinta-feira, dia 30 de novembro, às 19h30min, no auditório da sede da instituição, localizada na avenida 14 de julho, 4653, nos Altos do São Francisco. A entrada é franca, e a comunidade está convidada a participar desse momento enriquecedor.
O ministrante deste Chá Acadêmico será o renomado pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Marcelo Fernandes. Com um doutorado em música e bacharelado em violão pela Universidade de São Paulo, Fernandes traz consigo uma vasta bagagem acadêmica e uma carreira musical internacional, tendo realizado concertos em diversos países, como Bélgica, Chile, França, Espanha, Colômbia, Alemanha, Paraguai, Suíça, Itália, Bolívia e Estados Unidos. Além disso, ele é detentor de quatro primeiros prêmios em concursos nacionais e internacionais de interpretação instrumental.
![](https://oestadoonline.com.br/wp-content/uploads/2023/11/WhatsApp-Image-2023-11-28-at-12.24.10-PM-1-300x200.jpeg)
Foto: Marcelo Fernandes será o palestrante do evento/Assessoria
Durante o evento, serão apresentadas as duas últimas performances de 2023 dos projetos “Arte na Academia” – uma parceria entre a ASL e a Confraria Sociartista – e “Música Erudita e suas Fronteiras”, realizado em conjunto pela ASL e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. A exposição da Confraria Sociartista contará com a participação dos artistas visuais Adriana Teixeira e Marcos Varela, cujas obras exploram a expressividade do expressionismo e do abstracionismo em relevo, respectivamente.
A palestra do Chá Acadêmico abordará as diversas formas de articulação entre as linguagens literária e musical no gênero canção e outros. Será realizada uma análise da estrutura musical em contraponto com questões semânticas e fonéticas dos textos. O evento promete proporcionar uma experiência única, com audições de gravações e performances ao vivo de renomados autores como Mário de Andrade, Villa Lobos, John Lennon, J.S. Bach, Rubenio Marcelo e Raquel Naveira.
Destaque também para a participação da Camerata Madeiras Dedilhadas da UFMS na abertura do Movimento Concerto, apresentando a temática “Obras sacras ocidentais”. Este conjunto musical inovador combina violões e instrumentos de sopro/madeiras, proporcionando uma experiência auditiva única. Seus integrantes, em sua maioria, são egressos e formandos do Curso de Música da UFMS, destacando-se artisticamente tanto como conjunto quanto como solistas.
![](https://oestadoonline.com.br/wp-content/uploads/2023/11/WhatsApp-Image-2023-11-28-at-12.24.10-PM-2-1-300x300.jpeg)
Foto: Divulgação
Serviço:
Chá Acadêmico da ASL
“A canção como gênero de encontro performático entre a arte musical e a arte literária”
Data: 30 de novembro de 2023, às 19h30min
Local: Auditório da ASL, Rua 14 de Julho, nº 4653 (Altos do São Francisco)
Entrada: Franca, evento presencial
Com informações da Assessoria ASL