Há mais de 25 um dos métodos terapêuticos que fazem a diferença na vida de crianças, adolescentes e adultos com necessidades motoras e intelectuais no país é a equoterapia. Reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina pelos benefícios da vivência com os cavalos, na terça-feira (09) foi celebrado o Dia Nacional da Equoterapia, com o objetivo de reforçar a importância de desse tipo de tratamento.
Os Sindicatos Rurais de Mato Grosso do Sul em parceria com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) oferece esse tratamento de forma gratuita para crianças, adolescentes e adultos. O foco é uma promoção social que possibilite a aquisição de conhecimentos, desenvolvimento de habilidades pessoais e sociais, além de benefícios que favoreçam a rotina das pessoas atendidas.
O método utiliza características próprias do movimento rítmico e tridimensional do animal, com interação do praticante com o cavalo para desenvolver a socialização, autoconfiança e autoestima. Estimulação tátil, orientação espacial e temporal, percepção auditiva e visual, aspectos relacionados à linguagem, memória e raciocínio também fazem parte do trabalho.
Os interessados precisam de um encaminhamento médico para equoterapia. Com o documento o praticante passa por uma avaliação da equipe técnica multidisciplinar, que faz o planejamento terapêutico. As sessões duram em torno de 30 minutos e devem ser acompanhadas por um responsável.
Confira os Sindicatos Rurais que oferecem o tratamento atualmente:
Sindicato Rural de Aparecida do Taboado
Br 158 Km148 – Trevo Selvíria
Telefone: (67) 3565-1288
Capacidade: 35 atendimentos semanais
Aulas: segunda-feira a sexta-feira (matutino e vespertino)
Sindicato Rural de Rio Brilhante
Rua Trajano Roberto S/N – Parque Industrial
Telefone: (67) 9963-4228
Capacidade: 40 atendimentos semanais
Aulas: terça-feira, quarta-feira,quinta-feira e sexta-feira (matutino)
Sindicato Rural de Maracaju
Rua Waltrudes Ferreira Muzzi, 686 – Egídio Ribeiro
Telefone: (67) 3454-2565
Capacidade: 40 atendimentos semanais
Aulas: segunda-feira a quinta-feira (matutino e vespertino) e sexta-feira (matutino)
Com informações da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul).
Leia também: Inseminação Artificial por Tempo Fixo auxilia na produção
Acesse também as redes sociais do O Estado Online no Facebook e Instagram.