Programa realizado pelo Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) traz a população do campo para a sala de aula. “Despertando” é um projeto com o intuito de beneficiar a população rural por meio do aprendizado e alfabetização.
O programa auxilia na formação profissional e de aprendizado, incentivando os alunos a lerem e escreverem, gerando assim uma melhora na qualidade de vida dos profissionais do campo.
Com o ensino hibrido o programa possui uma carga horaria de 243 horas totalizando seis meses, compondo uma turma de até 10 alunos. Com encontro três vezes semanais o conhecimento passado aos alunos traz matérias como: Lingua portuguesa e matemática.
O projeto possui três turmas, uma localizada no município de Aral Moreira e duas em Corumbá. Conforme a Famasul os interessados pela iniciativa podem procurar o Sindicato Rural do seu município.
Dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), apontam que somente em maio de 2022 houve 19.376 desligamentos mediante acordo entre empregador e empregado, sendo eles: serviços (9.792 desligamentos), Comércio (4.114 ); Indústria geral (3.075 ), Construção (1.622 ) e Agropecuária (773).
Acesse também as redes sociais do O Estado Online no Facebook e Instagram.