Cirurgia ocorreu durante mutirão que concentrou mais de 300 atendimentos em um único dia
Após cerca de um ano aguardando pela laqueadura tubária, uma paciente surda realizou o procedimento no dia 21 de março, em Campo Grande. A cirurgia ocorreu durante o mutirão “Ebserh em Ação”, promovido pelo Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
A paciente foi internada no dia 20 e operada na manhã seguinte. Segundo o hospital, houve organização prévia para garantir atendimento inclusivo, com orientações adequadas às necessidades de comunicação.
“Foi muito bom. Esperei bastante por esse momento e fiquei muito feliz quando me chamaram”, afirmou.
O mutirão concentrou 312 procedimentos em um único dia, entre exames, cirurgias e 10 laqueaduras tubárias. A ação teve como foco ampliar o acesso aos serviços de saúde da mulher e contribuir para a redução da demanda reprimida.
Ao relatar a experiência, a paciente também deixou um recado a outras mulheres surdas: “Quero que outras mulheres saibam que também podem. É um direito e nós somos acolhidas.”
Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook e Instagram