Evento ocorre até domingo (10) na Feira Central com atrações para fãs de cultura pop
Começou nesta terça-feira (6), em Campo Grande, uma edição especial do Parada Nerd, maior evento de cultura pop de Mato Grosso do Sul. Em versão reduzida e com entrada gratuita, o Parada Nerd Pocket vai até domingo (10), das 17h às 22h, na Avenida Calógeras, em frente à Feira Central. Esta é a primeira realização do evento desde 2021, após um intervalo de três anos.
Financiado por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), o encontro reúne uma programação voltada a fãs de animes, games, dublagem, cosplay e música. A entrada franca é um dos diferenciais desta edição, viabilizada por recursos públicos do edital federal voltado ao setor geek.
Entre os destaques está a presença do dublador Lucas Almeida, que participa de uma conversa com o público no sábado, às 19h. Almeida é conhecido por interpretar personagens como Eren Jaeger (Attack on Titan), Hinata Shoyo (Haikyuu), Soul Evans (Soul Eater) e Tamaki Amajiki (Boku no Hero Academia). Ele venceu o prêmio de Melhor Dublador no Crunchyroll Anime Awards em 2021.
“Escolhemos os convidados com base em pesquisas que fazemos com nosso público, e para este evento trouxemos um dublador que atua mais em animes modernos, o que cria uma conexão maior com a nova geração do público geek. Temos o costume de sondar personalidades que tenham bastantes seguidores aqui da nossa região, o que garante que eles trarão conteúdos interessantes para quem frequentar o evento, buscando sempre inovar e trazer opções diferenciadas”, explicou Alex Tominaga, da organização.
No domingo (11), o tradicional concurso de cosplay será realizado às 20h, com júri formado por Bellaincos, de São Paulo, Francisco Rafael (@coswordcosplay) e Naomi Inagaki (@naomiinagaki). Antes da disputa, às 18h, os jurados participam de um bate-papo sobre o cenário cosplay. O primeiro lugar leva R$ 500, com prêmios também para os demais colocados.
A programação inclui ainda apresentações musicais e campeonatos de videogame. A cantora Georgia Anjo Azul faz um show na sexta-feira (9), às 19h, com repertório focado em trilhas sonoras de animes. Nos games, haverá sessões livres e competições com “Smash Bros Ultimate”, “Street Fighter 6” e “Fatal Fury”. As disputas, batizadas de campeonato Quebra Torto, acontecem às 18h30 entre sexta e domingo.
Também fazem parte da estrutura a ala de artistas independentes, com venda de produtos autorais, e estandes de lojas voltadas ao público geek. O evento acontece simultaneamente ao Festival do Sobá, e o regulamento completo, além das inscrições para concursos, está disponível aqui.
Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook e Instagram