Homem e mulher morrem eletrocutados após tora de eucalipto encostar em fio de alta tensão

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Casal, de 36 e 42 anos, morreu eletrocutado, nessa segunda-feira (16), em uma propriedade rural de Aparecida do Taboado, distante 468 quilômetros de Campo Grande, após encostar em uma cerca energizada por conta da poda irregular de árvores de eucalipto.

Conforme boletim de ocorrência, militar do Corpo de Bombeiros estava no local para ajudar no combate a um incêndio que atingia a vegetação na região. Quando o brigadista se deslocava para os fundos da propriedade, encontrou um funcionário que, desesperado, contou que havia duas pessoas mortas na cerca após terem sido eletrocutadas.

No local estava uma mulher, com um corte profundo no pescoço, e um homem com o corpo parcialmente carbonizado. Ambos estavam grudados na cerca que ficou energizada após uma tora de madeira encostar no fio de alta tensão.

Uma equipe da Energisa foi acionada para desligar a rede da região, enquanto o local era isolado. Ainda conforme o registro policial, o casal realizava o serviço de maneira irregular, sem equipamento de proteção individual e autorização para o serviço.

Além disso, o incêndio na vegetação foi causado após o rompimento do cabo de energia. O caso foi registrado na delegacia da cidade como morte a esclarecer.

Em nota, a Energisa informou que se colocou à disposição para das autoridades para contribuir na apuração das causas do acidente. Além disso, reforça a importância de um profissional habilitado para a atuação do serviço de poda de árvores com o uso indispensável dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). E reforça que, em casos onde haja proximidade ou contato com a rede elétrica, não faça a poda da árvore, entre em contato com a concessionária.

“Galhos de árvores próximos à rede elétrica podem provocar interrupção do fornecimento de energia e acidentes. Quando existe vegetação imprópria sob a rede, os galhos em contato com a rede elétrica podem ocasionar curtos-circuitos, rompimento de cabos e até mesmo energizar a árvore, elevando o risco de incêndio e choque elétrico.A empresa segue com os alertas sobre os riscos de acidentes com a rede elétrica e pede que a população evite qualquer contato, acionando seus canais de atendimento pelo 0800 722 7272, aplicativo Energisa On ou whatsapp (Gisa): 99980-0698”, destacou em nota.

Orientações de segurança

– Não plante árvores próximas ou embaixo de redes previamente instaladas;

– Escolha plantas e árvores que não cresçam muito no seu jardim;

– Na área rural, respeite a faixa de servidão da rede elétrica, devendo ter uma distância mínima de

segurança de 10 metros em relação ao traçado da rede.

– Redobre o cuidado ao subir nessas árvores ou utilizar varas e barras metálicas para tentar cortar galhos ou até mesmo colher frutos;

– Não faça podas de árvores que estiverem próximas ou em contato com a rede elétrica, pois os galhos podem tocar os fios e energizar a árvore. Nesses casos entre em contato com a Energisa;

– Em propriedades particulares, a responsabilidade da poda é do dono do imóvel. Caso a árvore esteja próxima à rede, o cliente deve entrar em contato com a Energisa e solicitar o desligamento da rede para que o serviço seja realizado com segurança pelo profissional contratado.

Confira as redes sociais do O Estado Online no  Facebook e Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *