Empresas devem abrir mais vagas neste final de ano

Comerciantes animados devem contratar mais neste fim de ano
Comerciantes animados devem contratar mais neste fim de ano

Pesquisa realizada pela Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG) indica que 64% dos empresários devem abrir vagas de trabalho neste final de ano. A maior parte das contratações vão ocorrer em dezembro, segundo o levantamento. De acordo com o presidente da entidade, a perspectiva de abertura de oportunidades de emprego dos empresários está melhor em 2023.

“No ano passado, a economia sofreu reflexos da troca de governo federal e um cenário ainda de incertezas sobre as políticas que seriam adotadas. Por isso, o percentual de empresários dispostos a contratar mão-de-obra naquele período foi 7% menor”, revela Renato Paniago. Para esse ano, a expectativa da ACICG é que sejam geradas cerca de 2,2 mil oportunidades de trabalho temporário em empresas dos setores de comércio e serviços, entre os meses de outubro e dezembro.

A maior parcela dos entrevistados na pesquisa, ou seja, 81,5%, deve contratar até 2 pessoas e 12% pretendem incorporar até 5 funcionários. Apenas 4,6% dos respondentes esperam aumentar o quadro de colaboradores em até 7 pessoas e 1,5% disseram que devem agregar 10 pessoas ou mais à equipe. A ACICG também constatou que entre os empresários que ofertarão oportunidades de trabalho, a maioria (57%) vai abrir mais vagas em 2023 comparado com o ano passado.

“Esse foi mais um indicador que comprovou o otimismo da classe empresarial. Em 2022, a maioria respondeu que a previsão de contratação seria igual a de 2021. Apenas 11% dos entrevistados revelaram que estavam abrindo mais oportunidades de trabalho naquele período”, disse. O levantamento “Perspectivas de contratação de final de ano” foi realizado em outubro e contou com a participação de 102 empresários dos setores de vestuário, eletrônicos, calçados, brinquedos, perfumaria, jóias, alimentos, ótica, alimentação, entre outros.

Leia mais: Comércio estima contratar 6 mil temporários

Comércio estima contratar 6 mil temporários

Acesse as redes sociais do O Estado Online no Facebook Instagram.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *