Nos últimos dias, Mato Grosso do Sul apresentou um período de baixa umidade relativa do ar, mas este cenário deve mudar a partir deste sábado (27), com a chegada de chuvas em algumas regiões do Estado. No domingo (28), a chuva deve atingir Campo Grande e outros municípios.
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta amarelo, ou seja, de perigo potencial, para chuvas intensas, entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h).
Além disso, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. O aviso vale para 45 municípios do Estado, principalmente para as regiões sudoeste, até o fim da tarde de amanhã (28), podendo ser renovado.
Essa mudança climática ocorre devido a aproximação de uma frente fria, aliada ao intenso fluxo de ar quente e úmido juntamente com a atuação de um sistema de baixa pressão atmosférica no Paraguai. A combinação desses sistemas meteorológicos favorece a formação de nuvens e chuvas.
No domingo (28), a chuva se espalha para praticamente todas as regiões do estado, com exceção da região norte e extremo norte do bolsão. São esperadas chuvas de intensidade moderada a pontualmente forte e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento.
Ao longo de domingo, haverá um contraste de temperaturas, enquanto no sul do estado as máximas atingem 22°C, no norte do estado as máximas podem atingir os 32°C. Esperam-se mínimas entre 16-18°C e as máximas atingem até 22°C para a região sul.