Açougueiro planta palmeiras para criar “rota das araras”

Marcos Maluf
Marcos Maluf

Plantando palmeiras nas rotatórias nas principais avenidas da cidade e assim criar uma espécie de rota para o voo das araras por Campo Grande. Já sendo chamada de “Capital das Araras” pela população das aves que “transitam” pelos céus da cidade pousando em árvores onde também conseguem um dos seus alimentos preferidos que são os frutos e também fazendo ninhos em trocos de palmeiras. É o caso do buriti, tucum, bocaiuva, carandá e acurí­ que estão entre as espécies preferidas pelas araras.

Esse é o projeto de vida de João Ferreira Lacerda, açougueiro de profissão mas defensor da natureza por vocação que cultiva em seus proprio quintal as mudas e planta com a orientação da Polícia Ambiental e de especialistas como a bióloga Neiva Guedes. Assim procedendo não altera o meio ambioente e contribui para contenção do processo de extinção de araras como já ocorre com a arara canidé incluída entre as espécies ameaçadas de extinção.

Aos 52 anos de idade ele diz que tem essa preocupação desde os oito anos de idade quando nas aulas de ciências recebeu o incentivo sobre a importância da natureza a necessidade de plantar árvores e a preservação do meio ambiente. Além de cultivar a plantar nos logradouros públicos ele também participa de ações para limpeza de corregos coma retiradas de entulhos que alguns casos são recuperados e transformações em peças de decoração.

É exatamente com base nesta constatação da importância das palmeiras para a preservação das araras, sejam da espécie Canindé, vermelhas, azuis que João Lacerda passou a produzir mudas de Palmeiras e plantar nas rotatórias pois manteria as aves como atração turística embelezando a cidade que também tem como características seus espaços verdes. Ele sabe que trata-se de um projeto a longo prazo pois as palmeiras demoram muito até atingirem a sua altura máxima, mas de qualquer forma acredita estar contribuindo para que as novas gerações continuem a assistir o passeio das araras pelo ceu da cidade.

Em alguns pontos da cidade como o final da Avenida Rachid Neder já se pode ver plantações de palmeiras o mesmo acontecendo em rotatórias nas proximidades do Parque Soter e a medida em que conseguir realizar o plantio em outros em canteiros de algumas das principais avenidas da cidade.

 

Leia mais: Curta-metragem retrata a trajetória das araras na Capital

22 thoughts on “Açougueiro planta palmeiras para criar “rota das araras””

  1. Conheço o Sr João! Cidadão do bem! Tem duas Palmeiras ao lado do meu Estabelecimento que ele mesmo plantou! Um casal de Araras tem um ninho aqui com dois Filhotes!
    Que Deus o Abençoe e continue dando saúde e forças para continuar com esse lindo trabalho que vem fazendo todos esses Anos!

  2. Conheço o Sr João! Cidadão do bem! Tem duas Palmeiras ao lado do meu Estabelecimento que ele mesmo plantou! Um casal de Araras tem um ninho aqui com dois Filhotes!
    Que Deus o Abençoe e continue dando saúde e forças para continuar com esse lindo trabalho que vem fazendo todos esses Anos!

    1. Grande João Lacerda, eu o conheço desde 2001, e já me tinha a preocupação da conservação, ecologista nato, homem de coração gigante, parabéns meu caro amigo e que Deus continue o abençoado abundantemente. Abraços meu amigo.

  3. Ernesto Fernandes Teixeira

    Parabenizo vc João Lacerda meu amigo e companheiro de trabalho, por esses cuidados em prol do meio ambiente, cuidando da natureza, preservando as araras e outras espécies de pássaro onde eles fazem seus ninhos e nós podemos observar o quanto é belo a nossa natureza. Algumas árvores plantadas nas rotária no qual tive o prazer de poder te ajudar e contribuir um pouco pra nossa natureza . Que vc continue com esse projeto maravilhoso que faz, e que mais pessoas possam seguir seu exemplo.

  4. Parabéns meu amigo Lacerda,você é um homem muito dedicado no que faz ,tanto no trabalho quanto cuidando da natureza,além de dedicado incentiva as crianças a plantar, como você já levou o meu filho para plantar com outras crianças fora que você plantou um kiwi na minha casa continue essa pessoa dedicado como sempre o mundo precisa de gente assim .

  5. O Lacerda!!! É o cara. É isso que se ouve por aí tudo quando alguém fala, nossa seu João Lacerda tá plantando uma árvore ali. E seguindo esse coro, também reitero, o Lacerda é o cara! Um dos maiores ambientalista que já pude conhecer, arrojado, destemidos e guerreiro, pois somente Ele e DEUS poderiam plantar todas essas árvores que eles já plantaram. Há anos acompanho e admiro o trabalho que Ele e todos os ambientalista fazem em CGMS.

  6. Belo trabalho em prol de um meio ambiente mais sustentável. Tive a honra em conhece-lo em Rio Negro/MS. Um exemplo a ser seguido.

  7. Que belo trabalho !!! Tenho orgulho do sr João , belíssimo trabalho, que Deus continue te abençoando grandemente com tanto amor , encargo com a natureza . Parabéns mais uma vez .

  8. João Lacerda, você é orgulho de Campo Grande, em meio de tanta devastação, o planeta precisa, necessita de pessoas igual a você, Parabéns.

  9. É muito bom saber que existem pessoas do bem assim como o Sr. João. Que Deus continue abençoando-o nessa caminhada e que muitas pessoas sejam encorajadas por esse trabalho tão lindo com a natureza!!! Parabéns e obrigada!!! O seu “trabalho” é precioso!!!

  10. Hoje tive o prazer de chegar bem na hora de um desses momentos raros hoje em dia, com o sr. João plantando um Ypê, uma amoreira e uma palmeira na praça do Conj. Estrela do Sul. Parabéns sr. João, pessoas como o sr. fazem do mundo um lugar melhor.

  11. Parabéns João pelo exemplo que vc vem dando para todos e principalmente para a geração mais nova, porque preservar a natureza é obrigação de todos, mais poucos se preocupam em fazer.
    Precisamos multiplicar essas informações para que mais pessoas abracem essa causa.
    A natureza e todos nós agradecemos pelo excelente trabalho realizado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *