O comércio varejista de Mato Grosso do Sul deve abrir 2 mil vagas temporárias no fim do ano para o período de vendas do Natal, de acordo com o levantamento realizado pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo).
A estimativa no ano passado era de 1,47 mil e o índice pré-pandemia era de 1,3 mil em 2019.
A economista do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio- -MS, Regiane Dedé de Oliveira, explica que, em relação a 2020, o primeiro ano da pandemia, o aumento foi de aproximadamente mil vagas diretas.
“É um momento muito oportuno para aquela pessoa que está procurando por uma vaga de trabalho e que encontra no emprego temporário uma oportunidade de contratação efetiva”, relata Regiane.
Conforme a pesquisa, as maiores contratações devem ocorrer no segmento de hiper e supermercados com 945 vagas, em seguida pelo setor de utilidades domésticas e eletroeletrônicos com 309 vagas, e pelo vestuário e calçados com 298 contratações.
Já as livrarias e papelarias aparecem com 165 vagas e demais segmentos totalizam 233 contratações. O levantamento da CNC tem uma previsão para que haja um aumento de 2,1% nas vendas de fim de ano no varejo como um todo, no país.
As informações têm como base os aspectos sazonais de admissões e desligamentos no comércio varejista, registrados mensalmente pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).
Por Marina Romualdo – Jornal O Estado do MS.
Confira mais notícias na edição impressa do Jornal O Estado do MS.
Acesse as redes sociais do O Estado Online no Facebook e Instagram.