A última pesquisa do CGI.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil), divulgada nesta quarta-feira (21), aponta que o WhatsApp superou o Facebook entre 2019 e 2021 e se tornou a rede social mais popular entre as empresas. O levantamento aponta que 72% delas têm uma conta no aplicativo de mensagens. A última pesquisa foi feita em 2019, ou seja, esta é a primeira que leva em conta os efeitos da pandemia.
De acordo com o gerente do Cetic.br, Alexandre Barbosa, a pandemia foi uma das propulsoras dessa mudança. “O Brasil já estava num processo de transformação digital, e a pandemia acelerou isso ainda mais, inclusive entre as pequenas e médias empresas, que foram obrigadas a entrar no mundo digital”, explica Barbosa.
Em 2019, a proporção de empresas com perfil no WhatsApp era de 54%. O crescimento percentual no período só foi menor que o do Instagram, TikTok, Snapchat ou Flickr. Em 2019, 44% das empresas tinham um perfil em alguma dessas quatro redes sociais. Em 2021, o percentual cresceu para 66%.
No caso do Facebook, houve uma estabilidade. Passou de 59%, em 2017, para 62%, em 2019, e 65%, em 2021. Hoje, 87% das empresas têm uma conta em alguma rede social.
A amostra do levantamento é de 4.064 empresas com dez ou mais funcionários, entrevistadas por telefone entre agosto de 2021 e abril de 2022.
Acesse também as redes sociais do O Estado Online no Facebook e Instagram.
Leia também:
Por Whatsapp, serviço informa pacientes sobre consultas, exames e procedimentos ambulatoriais