Uma mulher, de 53 anos, foi atacada por um hóspede da pousada onde trabalha em Três Lagoas, a 334 quilômetros de Campo Grande. O caso aconteceu na tarde de segunda-feira (19), por volta da 13h e o homem, de 35 anos, foi preso em flagrante após tentar beijar a funcionária à força.
De acordo com o boletim de ocorrência, a vítima realizava o serviço de limpeza em um dos quartos quando o suspeito a surpreendeu na porta, falando para eles ficarem juntos. Ela negou, então o homem a segurou pelo braço e a jogou na direção da cama, dizendo que ninguém iria ficar sabendo, já que estavam apenas os dois no local. A funcionária passou a gritar e dizer que era casada e não ter interesse em um envolvimento com o autor.
O homem a deixou e falou para que ela não contasse a ninguém o que havia ocorrido. A vítima chamou uma equipe da polícia, que se deslocou até a pousada e o hóspede acabou sendo algemado e preso em flagrante.
O caso foi registrado na DAM (Delegacia de Atendimento a Mulher) de Três Lagoas como importunação sexual.
Importunação sexual
O crime de importunação sexual, definido pela Lei nº 13.718/18, é caracterizado pela realização de ato libidinoso na presença de alguém de forma não consensual, com o objetivo de “satisfazer a própria lascívia ou a de terceiro”. O caso mais comum é o assédio sofrido por mulheres em meios de transporte coletivo, mas também enquadra ações como beijos forçados e passar a mão no corpo alheio sem permissão. O infrator pode ser punido com prisão de um a cinco anos.
Como denunciar:
Quem presenciar ou for vítima de importunação sexual pode denunciar pelo Ligue 180 – Central de Atendimento à Mulher, chamar a Guarda Municipal da sua cidade ou a Polícia Militar, ligando 190.