A Fundação de Turismo do Pantanal, por meio do Observatório de Turismo, realizou uma pesquisa nos últimos meses para traçar o perfil dos turistas que utilizam os meios de hospedagens (hotel, pousada e hostel) em sua visita ao destino a Corumbá, a aproximadamente 417 quilômetros de Campo Grande.
Conforme o levantamento realizado entre os meses de agosto a novembro deste ano, os turistas urbanos que se deslocam para o destino, são em grande maioria brasileiros (74,4%) e 31% são do Mato Grosso do Sul. Os entrevistados ficam em média três dias no município (42,7%) e 32,9% chegam em Corumbá em veículos fretados.
A pesquisa também demonstra que os turistas que visitam o destino têm entre 31 a 40 anos, viajam em grupo e já visitaram o destino pelo menos duas vezes, sendo a principal motivação a prática da pesca esportiva. 37% dos turistas tomaram conhecimento sobre o destino por meio de agências de viagens e operadoras de turismo.
Hospedagem rural
Nos hotéis-fazenda, hotéis-pesqueiros e pousadas da área rural, 31,9% dos turistas hospedados são de Mato Grosso do Sul, 57,7% estavam em Porto Morrinho e para 96,2% vieram para praticar a pesca esportiva. A média da hospedagem dura 3 dias e 96,2% do público é masculino.
Diferentemente dos turistas que utilizam os meios de hospedagem da área urbana, 68,5% vieram de carro próprio, 48,1% tomaram conhecimento do destino por amigos e parentes e 47,7% visitaram o destino mais de 3 vezes. A pesquisa também demonstrou que 31,9% dos entrevistados têm entre 41 a 50 anos e 51,5% vieram com grupos de amigos.
Para Elisângela Sienna, Diretora-Presidente da FUNDTUR/Pantanal, “essas pesquisas de perfil do turista nos ajudam a entender melhor quem é o nosso turista e serve também como uma ferramenta de planejamento para os próprios meios de hospedagem. Além disso, auxilia a traçar metas para o desenvolvimento do setor”.