TCE-MS faz auditoria de levantamento sobre Marco Legal da Primeira Infância

Auditoria de levantamento sobre Marco Legal da Primeira Infância
Auditoria de levantamento sobre Marco Legal da Primeira Infância

Prefeituras municipais que ainda não responderam ao questionário da auditoria de levantamento sobre o Marco Legal da Primeira Infância têm que solicitar, individualmente e o mais breve possível, ao Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul a extensão do prazo.

O levantamento começou a ser feito no dia 11 de agosto, quando o TCE encaminhou o questionário para todos os prefeitos por meio do e-TCE. O prazo inicial para o envio das respostas à Corte de Contas terminou no dia 11 de setembro, quando 50 dos 79 municípios do Estado, ou quase 65%, já haviam enviado as respostas e os documentos comprobatórios necessários.

João Carlos Assumpção Filho, chefe da Gerência de auditoria operacional do TCE-MS, explica que “a auditoria atende às exigências do Plano Anual de Fiscalização (PAF 2023) e vem ao encontro das necessidades do Programa Integrado pela Garantia dos Direitos da Primeira Infância, lançado pelo TCE-MS no dia 4 de agosto”.

A auditoria de levantamento sobre o Marco Legal da Primeira Infância surgiu da necessidade de se ter um panorama real do cumprimento da lei, sancionada em 8 de março de 2016, que determina a formulação e implementação de políticas públicas para o atendimento às crianças de zero a seis anos de idade.

O questionário, respondido pelos municípios, contém 101 perguntas sobre saúde, segurança, assistência social e educação. O resultado da Auditoria de Levantamento vai ser estruturado em relatório que conterá as informações sobre o que cada um dos 79 municípios está atendendo das exigências da legislação e onde e o que ele deve melhorar.

O conselheiro substituto Célio Lima de Oliveira explica que “o resultado da Auditoria de Levantamento vai auxiliar o Comitê da Primeira Infância no planejamento de ações que vão ajudar os municípios a inserirem no planejamento estratégico as políticas públicas voltadas à primeira infância”.

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