Tradicionalmente, durante a Semana Santa, o consumo de carnes brancas, especialmente peixes, aumenta. Os católicos tendem a consumir mais carne branca, especialmente na Sexta-feira Santa ou da Paixão. Para manter as vendas estáveis, os estabelecimentos em Campo Grande mantiveram os preços, apesar da maior demanda.
“ Além de ser uma semana importante no meio cristão também é importante para os comerciantes principalmente de peixaria, onde dobra o valor das vendas ajudando o comércio local e a economia da cidade”. Analisou Adelaido Vila Presidente da CDL.
Já estamos a todo vapor para a semana santa, já estamos fazendo estoque de peixes, por mais que teve pouca diferença no valor dos peixes então o nosso cenário de vendas está muito alto.” Destacou a peixaria Matias pescados.
No entanto, os comerciantes alertam que os valores devem subir à medida que a Sexta-feira Santa se aproxima. Segundo os comerciantes, durante a quaresma, há uma busca por peixes mais nobres, com menos espinhas. Nas peixarias, o quilo da tilápia está sendo vendido a R$ 43,90, enquanto o pintado de rio custa R$ 44,90.
“As vendas nesse período melhoram bastante, é normal os comerciantes querer aumentar os preços dos peixes, mas nós vamos manter o valor até porque vendemos peixe o ano todo e os clientes já estão acostumados com os nosso valores. A expectativa é de vender bem igual ao ano passado, pois esse ano o que complica é a sexta-feira santa cair no final do mês mas a expectativa de venda é boa”. Ressaltou a Peixaria Mata.
A preocupação dos comerciantes é a data que caiu a semana santa nesse ano de 2024.
“No início da quaresma já sentimos um aumento nas vendas de 10 a 15%. Mas a nossa grande preocupação é que a sexta-feira santa caiu na última semana do mês de março que normalmente, o consumidor está sem dinheiro por ser final de mês, mas mesmo assim reforçamos o estoque e os preços estão bem equilibrados tem peixe que estão até mais baratos do que o ano passado e o valor está se mantendo” Analisou Cleuber da Linares Peixaria.
Leia mais: Procon encontra variação de até 130,35 % no preço de peixes na Capital
Procon encontra variação de até 130,35 % no preço de peixes na Capital
Acesse as redes sociais do O Estado Online no Facebook e Instagram.