Municípios começam preparativos para o ‘dia D’ de vacinação contra a COVID-19

Vacina Dourados
Foto: Divulgação/Prefeitura de Dourados

Mato Grosso do Sul quer zerar os estoques de imunizantes e aplicar até 275 mil doses nas 79 cidades

Mato Grosso do Sul terá o “dia D” da vacinação contra a COVID-19 nesse sábado (25) e espera aplicar 275 mil doses nos 79 municípios do Estado. A convocação foi feita pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) na quinta-feira (23) e, desde então, prefeituras se movimentam para organizar a abertura dos locais para imunizar a população no fim de semana.

Secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende explica que o pedido feito é para que as cidades, que por algum motivo não fazem a aplicação aos sábados, disponibilizem o serviço. “Nosso índice de vacinação está bom, mas não dá para relaxar. A doença continua a fazer vítimas, inclusive, com aumento de casos em algumas regiões. Nosso pedido para os prefeitos e secretários de Saúde é de que não deixem vacinas na geladeira”, afirma.

Segundo ele, uma das prioridades da ação é disponibilizar o reforço da terceira dose e buscar quem ainda não tomou nenhuma das vacinas. “Esses grupos são os que mais estão morrendo, por isso, se possível for, a recomendação é para que se faça busca ativa dessas pessoas”, relata.

Em comunicado aos 79 municípios, a SES, Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso de Sul) e o Cosems (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul) também pedem para que a população aproveite a oportunidade e procure os pontos de imunização. “Apesar de Mato Grosso do Sul ter uma oferta expressiva de doses disponíveis, o Estado vem apresentando, nos últimos 30 dias, uma queda na procura por vacinas. Diante disso, queremos reverter este cenário”, diz o texto

Por todo o Estado, prefeituras se mobilizam para não ficar de fora da ação. Em Aquidauana, por exemplo, a vacinação não é feita no sábado, mas neste fim de semana, a prefeitura se prepara para abrir um drive-thru e duas unidades de saúde. Além disso, busca ativa será feita nos bairros e a expectativa é de que até 350 vacinas sejam aplicadas.

“Vamos abrir das 8h às 14h e os pontos estarão em diferentes regiões da cidade. Todas as equipes das unidades estarão empenhadas no trabalho, inclusive, fazendo busca ativa no entorno”, explica a secretária Cláudia Franco.

Em Dourados, que há meses sofreu com explosão de casos, internações e mortes em razão da COVID-19, o município vai estender o atendimento madrugada adentro, com direito a apresentação cultural para quem estiver na fila. Uma maneira de atrair quem ainda precisa se imunizar. “Vamos fazer uma força-tarefa pensando no grupo dos trabalhadores que não conseguem se vacinar durante o dia”, explica o secretário adjunto e chefe da imunização na cidade, Edvan Marcelo.

Na segunda maior cidade do Estado, o atendimento será das 8h às 17h em cinco unidades de saúde e, a partir das 18h, o drive-thru funcionará até 0h. “Com isso a gente quer aplicar cerca de 7 mil doses”, finaliza.

A expectativa em Naviraí é de que 600 vacinas saiam da geladeira direto para o braço dos moradores nesse sábado. Além disso, a coordenadora de imunização da cidade, Maria Gradella, lembra que nesta semana a prefeitura fez vacinação noturna para atender os moradores. “Estamos empenhados em avançar na imunização e, nesse sábado, nossa equipe estará a postos das 8h às 12h”, explica Maria Cristina Gradella.

Principal cidade turística de Mato Grosso do Sul, Bonito já tem 96% da população vacinada com pelo menos uma dose da vacina. No mutirão de sábado, a expectativa é avançar no calendário da segunda e terceira doses. “Nosso recorde recente foi de 700 doses aplicadas. Como a adesão na nossa cidade está boa, queremos sim chegar a essa meta no fim de semana”, finaliza Jéssica Cetaro, coordenadora de saúde da cidade.

Em nota, a Secretaria de Saúde de Três Lagoas informou que, desde muito tempo, vacina aos fins de semana, mas nesse sábado ampliou os pontos de aplicação.

“No sábado, a Central de Imunização vacina até as 18h para todos os públicos anunciados. Os pontos de vacinação serão: – Central de Imunização – Prédio da Biblioteca Municipal que fica na Rua Alexandre Costa, 241 – Centro – Circular da Lagoa Maior”, finalizou a nota.

O município de Ponta Porã também vai aderir à campanha de vacinação. Em nota, a prefeitura informou que está realizando a contagem das doses existentes principalmente para viabilizar a aplicação da dose de reforço nos idosos.

“Nessa sexta-feira pela manhã faremos contagem do estoque e já temos horário de sábado, que a princípio será até as 17h dando maior ênfase na D3”, destacou.

Segundo “vacinômetro” estadual, até a manhã de quinta-feira (23), 3.239.512 vacinas tinham sido aplicadas em MS.

(Texto de Clayton Neves)

Confira mais notícias do jornal impresso.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *