Evoluir é preciso: Circuito Brasileiro tem primeiras disputas depois das Olimpíadas

Open Volei

A abertura do Circuito Brasileiro Open de Vôlei de Praia 2021 define seus campeões neste fim de semana, na EsEFEx (Escola de Educação Física do Exército), no Rio de Janeiro (RS). A disputa será a primeira após Tóquio 2020, em que as duplas do país voltaram sem medalha. Desde que entrou no programa olímpico, em 1996, o Brasil jamais havia ficado fora do pódio.

No Japão, a eliminação nas quartas de final provocou um desabafo de Alison (ES). “O Brasil ganhou a medalha de ouro em 2016 e não mudou nada, sem nenhum investimento. O circuito continuou o mesmo, tudo paralisado, com menos etapas. Esperando só Alison e Bruno, Alison e Bruno, como foi com Ricardo e Emanuel. Lá atrás, quando comecei a jogar vôlei, eram 24 etapas no circuito brasileiro”, explicou o capixaba de 35 anos.

“Quanto mais você joga, mais aparecem jogadores; quanto mais sistema seletivo você fica, pegando um atleta e dando tudo para ele, mais roleta russa fica. Tanto é que foi muito difícil para a gente se classificar. É só olhar no Circuito Mundial para ver quantos times brasileiros tem”, acrescentou Alison, dono de um ouro (em 2016), e uma prata (2012) olímpicos. Em Tóquio, ele jogou ao lado de Álvaro Filho (PB), e nesta temporada será parceiro de Guto (RJ).

O carioca Guto fez dupla com Arthur Mariano, que representa Mato Grosso do Sul. No último Circuito Open, a equipe terminou na vice-liderança. “Com certeza estamos atrás de alguns países em relação ao investimento com nossa modalidade”, disse Arthur, natural de Ilha Solteira (SP), e radicado em Três Lagoas, a 334 km de Campo Grande. Ele falou com a reportagem, na noite de quarta-feira (22), por meio de mensagens.

“Precisamos rever vários processos para todos os atletas terem a oportunidade de chegarem cada vez capacitados em uma Olimpíada que é o sonho de todo atleta jogar e vencer”, prosseguiu Arthur, ao concordar com o pensamento de Alison.

Nesta temporada, o principal destaque do vôlei de praia de Mato Grosso do Sul atualmente retoma a parceria feita há dois anos com Adrielson (PR). “Nosso objetivo nessa etapa é aproveitar nossa a experiência de já ter jogado juntos e usar nosso entrosamento a nosso favor”, disse Arthur. “Isso facilita muito em um campeonato tão difícil como o Circuito Brasileiro, se soubermos usar isso o resultado positivo virá e poderemos vencer a primeira etapa”, acrescentou o atleta de 24 anos.

Há três meses, ainda ao lado de Guto, ele conquistou o torneio Superpraia, que reuniu os melhores times brasileiros da última temporada. O título motivou ainda mais Arthur. “As expectativas são as melhores possíveis, depois de vencer um campeonato como o Superpraia aumenta muito a minha confiança”, falou o jogador. “Ter vencido esse torneio tão importante trouxe bastante experiência para ajudar a conquistar novos objetivos, estamos focados e cada dia
mais preparados para todos os campeonatos”, completou.

Etapa define campeões no domingo

No masculino, Mato Grosso do Sul ainda conta, na fase principal, com Saymon, parceiro de Oscar (RJ). No feminino, entre as 16 parcerias que já estavam asseguradas na fase de grupos estão a de Talita, que joga por Alagoas e estreia novo time com Rebecca (CE), e Victoria, que joga com Tainá (SE).

Na temporada 2021, cada uma das cinco etapas do Open dará um prêmio de R$ 48 mil para as duplas campeãs e 800 pontos no ranking. Depois desta semana, a EsEFEx ainda abrigará outras duas etapas: a segunda (5 a 10 de outubro) e a terceira (19 a 24 de outubro). Itapema (SC) receberá a quarta parada (3 a 7 de novembro), enquanto a quinta e última etapa será realizada entre 1 e 5 de dezembro, em local ainda por definir

Nesta sexta-feira (24), a partir das 7h (de MS), acontece a definição da fase de grupos e têm início as eliminatórias. Amanhã, depois das 8h, prosseguem os matamatas e estão previstas as semifinais. No domingo, as finais e disputas pelo terceiro lugar começam às 9h.

Transmissões – Facebook da CBV, Vôlei de Praia TV (todas as quadras) e canais SporTV (uma semifinal masculina, uma semifinal feminina e as finais de ambos os gêneros). Acesse também: Casa da Criança Peniel faz rifa com a camisa autografada do Flamengo

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.