Mato Grosso do Sul quer zerar os estoques de imunizantes e aplicar até 275 mil doses nas 79 cidades
Mato Grosso do Sul terá o “dia D” da vacinação contra a COVID-19 nesse sábado (25) e espera aplicar 275 mil doses nos 79 municípios do Estado. A convocação foi feita pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) na quinta-feira (23) e, desde então, prefeituras se movimentam para organizar a abertura dos locais para imunizar a população no fim de semana.
Secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende explica que o pedido feito é para que as cidades, que por algum motivo não fazem a aplicação aos sábados, disponibilizem o serviço. “Nosso índice de vacinação está bom, mas não dá para relaxar. A doença continua a fazer vítimas, inclusive, com aumento de casos em algumas regiões. Nosso pedido para os prefeitos e secretários de Saúde é de que não deixem vacinas na geladeira”, afirma.
Segundo ele, uma das prioridades da ação é disponibilizar o reforço da terceira dose e buscar quem ainda não tomou nenhuma das vacinas. “Esses grupos são os que mais estão morrendo, por isso, se possível for, a recomendação é para que se faça busca ativa dessas pessoas”, relata.
Em comunicado aos 79 municípios, a SES, Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso de Sul) e o Cosems (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul) também pedem para que a população aproveite a oportunidade e procure os pontos de imunização. “Apesar de Mato Grosso do Sul ter uma oferta expressiva de doses disponíveis, o Estado vem apresentando, nos últimos 30 dias, uma queda na procura por vacinas. Diante disso, queremos reverter este cenário”, diz o texto
Por todo o Estado, prefeituras se mobilizam para não ficar de fora da ação. Em Aquidauana, por exemplo, a vacinação não é feita no sábado, mas neste fim de semana, a prefeitura se prepara para abrir um drive-thru e duas unidades de saúde. Além disso, busca ativa será feita nos bairros e a expectativa é de que até 350 vacinas sejam aplicadas.
“Vamos abrir das 8h às 14h e os pontos estarão em diferentes regiões da cidade. Todas as equipes das unidades estarão empenhadas no trabalho, inclusive, fazendo busca ativa no entorno”, explica a secretária Cláudia Franco.
Em Dourados, que há meses sofreu com explosão de casos, internações e mortes em razão da COVID-19, o município vai estender o atendimento madrugada adentro, com direito a apresentação cultural para quem estiver na fila. Uma maneira de atrair quem ainda precisa se imunizar. “Vamos fazer uma força-tarefa pensando no grupo dos trabalhadores que não conseguem se vacinar durante o dia”, explica o secretário adjunto e chefe da imunização na cidade, Edvan Marcelo.
Na segunda maior cidade do Estado, o atendimento será das 8h às 17h em cinco unidades de saúde e, a partir das 18h, o drive-thru funcionará até 0h. “Com isso a gente quer aplicar cerca de 7 mil doses”, finaliza.
A expectativa em Naviraí é de que 600 vacinas saiam da geladeira direto para o braço dos moradores nesse sábado. Além disso, a coordenadora de imunização da cidade, Maria Gradella, lembra que nesta semana a prefeitura fez vacinação noturna para atender os moradores. “Estamos empenhados em avançar na imunização e, nesse sábado, nossa equipe estará a postos das 8h às 12h”, explica Maria Cristina Gradella.
Principal cidade turística de Mato Grosso do Sul, Bonito já tem 96% da população vacinada com pelo menos uma dose da vacina. No mutirão de sábado, a expectativa é avançar no calendário da segunda e terceira doses. “Nosso recorde recente foi de 700 doses aplicadas. Como a adesão na nossa cidade está boa, queremos sim chegar a essa meta no fim de semana”, finaliza Jéssica Cetaro, coordenadora de saúde da cidade.
Em nota, a Secretaria de Saúde de Três Lagoas informou que, desde muito tempo, vacina aos fins de semana, mas nesse sábado ampliou os pontos de aplicação.
“No sábado, a Central de Imunização vacina até as 18h para todos os públicos anunciados. Os pontos de vacinação serão: – Central de Imunização – Prédio da Biblioteca Municipal que fica na Rua Alexandre Costa, 241 – Centro – Circular da Lagoa Maior”, finalizou a nota.
O município de Ponta Porã também vai aderir à campanha de vacinação. Em nota, a prefeitura informou que está realizando a contagem das doses existentes principalmente para viabilizar a aplicação da dose de reforço nos idosos.
“Nessa sexta-feira pela manhã faremos contagem do estoque e já temos horário de sábado, que a princípio será até as 17h dando maior ênfase na D3”, destacou.
Segundo “vacinômetro” estadual, até a manhã de quinta-feira (23), 3.239.512 vacinas tinham sido aplicadas em MS.
(Texto de Clayton Neves)