A tendência é que as chuvas fiquem dentro ou ligeiramente acima da média histórica, o mesmo ocorrendo com as temperaturas no período. Isso se deve aos efeitos do fenômeno El Niño, que ainda deve continuar interferindo nas condições climáticas pelos próximos meses.
Esta é a Previsão Climática para o trimestre agosto, setembro e outubro do Cemtec/MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), órgão vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc),
Conforme o estudo meteorológico, em grande parte do Mato Grosso do Sul as chuvas variam entre 200 a 300 milímetros nesse trimestre. Já na região Sul do Estado as chuvas variam entre 300 a 400 milímetros e nas regiões Noroeste e Nordeste, entre 100 a 200 milímetros.
Portanto, as previsões indicam que ficarão dentro da média histórica em grande parte do Estado e ligeiramente acima da média histórica no Extremo Sul do Estado. A temperatura do ar para o trimestre deve ficar um pouco acima da média histórica, variando entre 22° Celsius a 25°C em grande parte do Estado. Na região Noroeste pode ficar entre 25°C a 27°C e no Sul, entre 20°C a 22°C.
Os técnicos lembram, entretanto, que podem ocorrer dias mais frios e temperaturas mais elevadas pontualmente, a previsão é o comportamento mediano que se espera do tempo de modo geral.
Leia mais: Previsão do tempo para sábado é de calor e tempo seco em MS
Acesse as redes sociais do O Estado Online no Facebook e Instagram