A SESA (Secretaria da Saúde do Ceará) cobrou a reposição de 186.660 da vacina AstraZeneca para o Ministério da Saúde, que confirmou que chegará nos próximos dias. O intuito da cobrança é para a reposição da reserva de imunizantes para os 184 municípios do Estado.
Segundo o jornal Badalo, a SESA tem reclamado da lentidão das reposição para o Estado, destacando o município de Fortaleza, que tem feito agendamentos para a vacinação da população. A última remessa chegou ao Estado, no dia 13 de outubro.
Com o atraso na carteira de vacinação, os cearenses têm se manifestado nas redes sociais da vacina britânica. O imunizante tem registrado atrasos de remessas em todo o País, por conta da necessidade de importação do chamado IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo) pela Fiocruz, que produz a vacina no Brasil.
Segundo a nota da SESA, a reserva técnica de vacinas contra a Covid-19 da AstraZeneca para suprir excepcionalmente as necessidades dos municípios cearenses, que responderam questionário da Sesa sobre risco de atraso da aplicação, virá 105,1 mil para Fortaleza.