Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do descarte correto do resíduo e da adoção de práticas sustentáveis, a 9ª edição do Drive-Thru da Reciclagem tem início amanhã (15) e segue até sábado (17), das 9h às 18h, no estacionamento ao lado do Bioparque Pantanal, nos altos da Avenida Afonso Pena. Ao longo dos três dias será possível descartar materiais como papel, papelão, plástico, garrafa pet, vidro, óleo de cozinha usado, sucata de aço, ferro, geladeira, ferro e afins, eletrônico, tecido, banner, medicamento vencido, ração, acessório e medicamento para pet, além de lâmpada, pilha, bateria, entre outros.
“O Drive-Thru da Reciclagem mostra a importância das práticas sustentáveis em todos os segmentos, trazendo saúde e bem-estar ao cidadão. Com ênfase no fomento do empreendedorismo social, no fortalecimento de levar informação sobre tecnologia, inovação, qualidade de vida e a promoção da educação ambiental através do descarte correto e desapego”, destaca a coordenadora-geral do Fundo de Apoio à Comunidade (FAC), Adir da Silva Oliveira Diniz.
A programação conta com uma série de atividades educativas e culturais para todas as idades, atrações musicais, teatro para as crianças, ambiente da leitura, praça de alimentação e oferta de mudas de árvores frutíferas aos participantes que realizarem o descarte. Será apresentado também o ambiente da tecnologia e da inovação promovendo o impacto social e ambiental. O ambiente empreendedorismo funcionará todos os dias das 16h às 21h, com produtos de venda e serviços de saúde, culinária, artesanato, dentre outros.
Na quinta-feira (15), às 19 horas, acontece a rodada de negócio, realizada por Washington Sanches, onde empresários dos setores participam de talks, conexões e networking. Haverá ainda palestras voltadas para educação financeira, sustentabilidade e empreendedorismo feminino.
Na sexta-feira (16), às 19 horas, a ODS 16 ganha destaque durante o Sarau Cultural, realizado pela Embaixadora da Paz Delasnieve Daspet, que visa promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
Preservação da água
Um litro de óleo pode contaminar 25 mil litros de água. Isso porque suas substâncias não se dissolvem, e, quando despejadas nos cursos d’água causam descontrole do oxigênio e a morte de peixes e outras espécies, podendo contaminar ainda o solo. A cada um quilo de medicamentos descartados no esgoto pode contaminar até 450 mil litros de água.
A cada edição, a quantidade de resíduo descartado de forma correta só aumenta, consequentemente, aumenta também a quantidade de água preservada. Desde sua primeira edição até hoje, mais de 1,5 bilhão de litros de água foram preservados devido ao descarte correto dessas duas substâncias que são agentes causadores da contaminação.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Em 2017, Campo Grande aderiu a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, subscrita pela República Federativa do Brasil, que visa promover mudanças positivas no mundo do futuro.
Esses objetivos representam planos que todos os Estados-membros da ONU devem seguir para atingir algumas metas. Dentre elas destacam-se: erradicação da pobreza, promoção da prosperidade e bem-estar geral, proteção do meio ambiente e mitigação das mudanças climáticas.
Solidariedade
O complexo montado para o evento contará com o tradicional ambiente destinado à captação de doações. Podem ser doadas peças de roupas, calçados, alimentos não-perecíveis, material de construção e tudo que estiver em boas condições de uso. O material arrecadado é repassado às famílias em situação de vulnerabilidade social assistidas pelo FAC.
Acesse as redes sociais do O Estado Online no Facebook e Instagram.
Leia mais: “Drive-Thru da Reciclagem”, Ong recolhe lixo eletrônico de graça
“Drive-Thru da Reciclagem”, Ong recolhe lixo eletrônico de graça