Samu terá duas novas bases no Upa Universitário e Coronel Antonino

Foto: Assessoria Sesau
Foto: Assessoria Sesau

Duas novas bases operacionais do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), começam a funcionar ainda esse ano em duas Upas da Capital, uma na região norte, no Coronel Antonino e outra na região sul, no bairro Universitário. A novas estruturas descentralizadas atendem as exigências e requisitos técnicos estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

A base do Universitário está com 100% das obras concluídas e deve ser entregue nos próximos dias. Já a da base Coronel Antonino está em fase de acabamento e a expectativa é de que seja finalizada nos próximos meses.

Base ao lado do Upa Universitário Foto: Assessoria Sesau

As obras atendem o que é estabelecido em projeto arquitetônico de bases descentralizadas do Ministério da Saúde, adequando os espaços utilizados pelos servidores (repousos, banheiros, copa, almoxarifado e expurgo), bem como o espaço destinado à ambulância, contemplando estacionamento com cobertura, área de limpeza e entrada e saída dos veículos devidamente sinalizada.

“É mais um avanço para a saúde pública do nosso Município conseguido nestes últimos cinco anos que certamente ficará de legado, garantindo a melhoria da qualidade do serviço prestado à população”, destaca o secretário.

O secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, destaca que além do benefício direto ao funcionamento do serviço, a reestruturação das bases assegura a vinda de recursos provenientes das habilitações.

“Adequações como esta são fundamentais para que a gente consiga receber recursos e manter o serviço em pleno funcionamento. Ganha o Município e a população que é diretamente beneficiada através do atendimento prestado”, comenta. Nos últimos quatro anos, Campo Grande conseguiu um aporte de R$ 60 milhões com a habilitação de inúmeros serviços, incluindo o SAMU.

Ele lembra que o SAMU teve diversos avanços nos últimos anos, que vão desde a inauguração de uma nova central a renovação de toda a a frota, além da entrega de novas bases.

“Logo quando assumimos o SAMU tinha apenas nove viaturas em sua maioria com problemas de manutenção. O serviço chegou a ter apenas uma viatura em funcionamento. Com planejamento, conseguimos superar as dificuldades e conseguimos renovar 100% da frota”, complementa.

Base ao lado da Upa Coronel Antonino em fase de acabamentos Foto: Assessoria Sesau

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *