Cia de Dança do Pantanal e OCAMP se apresentam no Ninhal da Dança, em Corumbá

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Evento que se iniciou na sexta-feira, 12 de novembro, Ninhal da Dança é gratuito e acontece na praça Generoso Ponce, em Corumbá. A ação é realizada pela Prefeitura Municipal de Corumbá, por meio da Fundação de Cultura e do Patrimônio Histórico.

No primeiro dia, a Companhia de Dança do Pantanal integrou programação com a participação de dois Duos de intérpretes-criadores, que criaram em período de isolamento. O grande desafio foi apresenta-los em palco aberto ao público. Durante a pandemia os intérpretes-criadores da Cia criaram mais de 60 solos e, somente agora, estão com a oportunidade de apresentar presencialmente. foram apresentadas duas coreografias. A primeira delas é ‘Sobre nós’, com os bailarinos Pedro de Barros e Kauan da Cunha. A segunda é ‘Toca aqui sem tocar’, apresentada pelos bailarinos Aline S. Espírito Santo e Kelven Alex. As duas coreografias são de Wellington Júlio.]

 

No domingo, Cia se apresenta com a OCAMP

Um mesmo palco e muitas manifestações culturais. Assim será a apresentação da Companhia de Dança do Pantanal acompanhados pela Orquestra de Câmara do Pantanal (OCAMP). Ambos integram as atividades do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano e se apresentarão no domingo, dia 14, na programação do evento.

A diretora executiva do Moinho Cultural, Márcia Rolon, explica que esta apresentação é fruto de uma verdadeira mescla vibrante. “É uma verdadeira união da música com a dança. A apresentação dos bailarinos será ao som de música regional, ao vivo, com a presença da Orquestra de Câmara do Pantanal no mesmo palco”, afirma.

A junção, segundo Márcia, é desafiante. “O balé clássico vai ser colocado com a música regional, mostrando a versatilidade da Companhia”, garante. Uma das músicas regionais que está no repertório é Merceditas.

Crianças e adolescentes participantes da Formação Continuada do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, também participam da programação geral do evento com o Duo de Gatos e a coreografia Canoa. Mais informações sobre o evento, acesse www.instagram.com/ninhal.da.danca

 

O Instituto Moinho Cultural Sul-Americano

Localizado em Corumbá-MS há 16 anos, o Instituto é uma OSC que oferta para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social de Corumbá, Ladário, Puerto Suarez e Puerto Quijarro, aulas de dança, música, tecnologia e informática; além de serviço de convivência e fortalecimento vínculo entre instituição, família, escola e participante, formação de intérpretes criadores para jovens e adultos, com a Companhia de Dança do Pantanal, Orquestra de Câmara do Pantanal e Núcleo de Tecnologia. Sua missão é diminuir a vulnerabilidade social na região de fronteira Brasil-Bolívia, por meio do acesso a bens culturais e tecnológicos.

Em 2020, o Moinho foi reconhecido pelo Instituto Doar com o Selo A, qualificando-se como organização certificada. Este reconhecimento legitima e destaca o profissionalismo e transparência da OSC, tendo como objetivo incentivar ainda mais a cultura de doação.

Atualmente, o Moinho Cultural conta com o patrocínio master via Lei de Incentivo Cultural do Instituto Cultural Vale, bem como, patrocínio do Itaú Social, Itaú Cultural, VISA, BTGPactual, BRINKS e Comper, a parceria da J.Macêdo e Fecomércio.MS/SESC, parceria institucional da Fundação de Cultural de Mato Grosso do Sul, Prefeitura de Corumbá, Prefeitura de Ladário, Prefeitura de Puerto Suárez, Prefeita de Puerto Quijarro, Instituto Homem Pantaneiro, IFMS, UFMS, Acaia Pantanal e outros doadores pessoa física e jurídica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *