No dia do doador de sangue, saiba como você pode salvar uma vida

Foto: Itamar Buzzatta/ O Estado Play
Foto: Itamar Buzzatta/ O Estado Play

 

Foto: Itamar Buzzatta/ O Estado Play

25 de Novembro é o Dia Nacional do Doador de Sangue. A data foi criada pela (OMS) Organização Mundial de Saúde no ano de 2004. 

No Hemosul MS as quedas nas presenças diárias chegaram a 50% em meses críticos, mas com muita ajuda das campanhas e mobilização dos doadores a redução foi de apenas 10% nas doações no ano de 2020 em relação a 2019, em números, um impacto de mais de 5 mil bolsas a menos. 

Como doar?

É preciso cumprir alguns requisitos básicos. A pessoa doadora precisa estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos e pesar no mínimo 55kg. Menores de idade precisam estar acompanhados do responsável legal. Além disso, antes da doação é necessário estar descansado, alimentado, não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas quatro horas e não ter ingerido bebida alcoólica nas 24h.  No ato da doação é exigida a apresentação de um documento oficial com foto.

Também é necessário esperar um período de 60 dias entre uma doação e outra, para homens; e 90 dias, para mulheres.

Vacinas

Segundo o Hemosul Coordenador, por causa da pandemia da Covid-19 e do calendário de vacinação, é importante respeitar o prazo de espera após aplicação para garantir uma doação segura.

Coronavac – 48h

Janssen, Astrazeneca e Pfizer – 7 dias

Para mais informações acesse o site www.hemosulms.gov.br ou acesse as nossas redes sociais @hemosulms

 

Com informações de Itamar Buzzatta 

 

 

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.