Com objetivo de conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, a prefeitura de Campo Grande por meio da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), promove mais uma etapa do serviço de borrifação ultra baixo volume (UBV), popularmente conhecido como fumacê. Desde o incio do mês de março os serviços são realizados em dois períodos, durante a tarde e madrugada.
Na tarde de hoje (30), as equipes de Endemias irão intensificar a desinfecção nos bairros Centro Oeste, Leblon, Noroeste, São Conrado e Universitário. Durante a madrugada de sexta-feira (01), o serviço estará nos bairros Centro e Cruzeiro. Nos locais haverá equipes da CCEV (Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais) da Sesau, que seguirá um itinerário previamente estabelecido.
De acordo com a Sesau, as equipes irão percorrer todas as ruas dos bairros com velocidade reduzida, para que o veneno seja amplamente difundido. Para garantir a eficácia do inseticida, é necessário manter as portas e janelas abertas, assim o veneno consegue atingir locais onde há maior probabilidade de estarem os mosquitos.
O fumacê atinge os mosquitos adultos, preferencialmente as fêmeas, maiores transmissoras das doenças. Contudo, há probabilidade de que outras espécies sejam atingidas, por isso a aplicação do veneno é criteriosa.
Acesse também as redes sociais do O Estado Online no Facebook e Instagram.