“Comer para poder crescer”: A necessidade da alimentação saudável desde a infância

Foto: Reprodução/Agência Brasil
Foto: Reprodução/Agência Brasil

A infância é o melhor momento para se criar hábitos saudáveis, uma vez que, os hábitos são importantes para que aprendam, cresçam e se desenvolvam de modo pleno e equilibrado. A prática de uma alimentação balanceada e uma rotina alimentar saudável desde este ciclo pode proporcionar um bom crescimento e desenvolvimento físico, reduzindo os transtornos causados pelas deficiências nutricionais e evitando a manifestação da obesidade e outros distúrbios alimentares.

A nutrição alimentar deve começar desde cedo, pois, os nutrientes obtidos através da alimentação, como proteínas, vitaminas e minerais, fazem parte de uma cadeia de reações que ocorrem no organismo humano, sendo de extrema importância para o decorrer do crescimento da criança.

A introdução da alimentação saudável na rotina

Chamar a atenção da criança para comer alimentos saudáveis tem se tornando cada vez mais difícil, desde a influência do consumo de alimentos gordurosos vindo dos meios de comunicação, até a falta de tempo e criatividade dos responsáveis com os alimentos, são obstáculos comuns, mas que precisam de uma atenção a mais para se resolver.

Visando isso, os alimentos devem ser introduzidos através de formas sutis, começando pelas refeições em casa, adicionando verduras ou sucos naturais, até mesmo a inclusão dos pequenos nos preparos, para estimular o interesse e aprendizado deles. Quanto mais cedo os pais e responsáveis iniciarem a alimentação saudável, melhor.

Um grande exemplo para começar uma boa alimentação é a substituição de frutas ou vegetais frescos nas lancheiras escolares ao invés de alimentos industrializados.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *