1° Simpósio sobre apoio à amamentação acontecerá nesta quarta e quinta-feira na capital

Foto: Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil/ Agência Gov
Foto: Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil/ Agência Gov

O leite materno é uma fonte nutricional que fornece tudo o que um bebê precisa para um começo saudável na vida. Rico em proteínas, vitaminas, gorduras e nutrientes essenciais, o leite materno também oferece anticorpos protetores da mãe, garantindo uma defesa contra doenças como a diarreia e infecções respiratórias. Reconhecendo sua importância, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Mato Grosso do Sul, em parceria com o Comitê Estadual de Estímulo ao Aleitamento Materno (CEEAM/MS), a Comissão da Rede de Bancos de Leite e a Defensoria Pública, promove o ‘1° Simpósio Agosto Dourado – Apoie a Amamentação: Faça a Diferença para Mães e Pais que Trabalham’.

A iniciativa, que ocorrerá nos dias 9 e 10 de agosto, tem como objetivo sensibilizar a sociedade civil e órgãos governamentais e não governamentais sobre a importância do aleitamento materno. A coordenadora da Saúde da Mulher, Criança e Maternidade da SES, Andriely Gomes dos Santos, destaca a necessidade de empoderar as famílias por meio do apoio à amamentação e da criação de salas de apoio, proporcionando informações e melhorando as condições de trabalho.

O simpósio, voltado para profissionais de saúde, traz uma agenda rica em palestras e discussões relevantes. A programação contempla temas como os direitos das mães trabalhadoras que amamentam, os direitos das crianças, a relação entre amamentação e método canguru, o papel dos Bancos de Leite Humano na saúde materno-infantil, entre outros. A proposta é abordar também questões psicológicas relacionadas à amamentação, dicas práticas de manejo clínico da lactação no contexto de trabalho e abordar a anatomia da mama e problemas que podem surgir na amamentação.

No segundo dia do evento, a agenda segue com discussões sobre a relação entre anquiloglossia e amamentação, a política estadual de promoção da equidade em saúde, a indução da lactação para a população LGBTQIAPN+, a importância da paternidade ativa, o aconselhamento em amamentação e práticas de enfermeiros nos bancos de leite.

Confira a programação:

09/08 – Quarta-feira

7:30 – Acolhimento

8:00 – Abertura e Apresentação Cultural

8:15 – Tema: Apresentação de mesa e convidados

8:45 – Facilitando o aleitamento materno – fazendo a diferença pra mães e pais que trabalham

9:15 – Os direitos da Mulher Trabalhadora que Amamenta

9:45 – Intervalo

10:00 – Direitos das Criança

10:45 – Violência Obstétrica e Amamentação

11:15 – Os benefícios da amamentação no método canguru

12:00 – Almoço

13:30 – O Papel dos Bancos de Leite Humano na promoção à saúde Materno Infantil

14:00 – Norma Brasileira de Comercialização para Lactentes – NBCAL

14:30 – Iniciativa Hospital Amigo da Criança – IHAC

15:00 – Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil – EAAB

15:15 – Intervalo

15:30 – Um olhar psicológico sobre o Aleitamento Materno

16:15 – Dicas Práticas de Manejo Clínico da lactação voltado ao trabalho

16:30 – Anatomia da mama e problemas na amamentação

17:30 – Término

Agosto Dourado

O mês de agosto foi escolhido para a campanha ‘Agosto Dourado’, que celebra a amamentação e sua qualidade representada pela cor dourada, símbolo do padrão ouro do leite materno. A iniciativa, que teve início em 1990, durante um encontro da OMS com o Unicef, busca destacar a importância da amamentação e do apoio às mães nesse processo fundamental para a saúde das crianças.

Com informações do Governo de MS

Acesse as redes sociais do O Estado Online no Facebook Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *