Na Capital 25 artesãos receberão homenagem dos parlamentares da Capital na noite desta quarta-feira (30), em homenagem ao dia do artesão comemorado em 19 de março.
A solenidade tem como objetivo homenagear, reconhecer e valorizar os artesãos e artesãs de Campo Grande, que encantam nossa cidade com seu talento para as artes manuais. Cada parlamentar entregará a honraria a um artesão escolhido.
A tradição, a arte e o amor pela natureza sempre guiaram a vida de João Manoel da Silva. Os sentimentos ficam evidentes em cada uma de suas obras de artesanato em madeira. Sem nenhuma base de livros e cursos, Senhor João desenhava a peça que pretendia fazer em sua cabeça. João aprendeu o ofício com o Pai, carpinteiro, na cidade de Santana do Ipanema, Estado de Alagoas, onde nasceu em 03 de dezembro de 1937.
Senhor João gostava mesmo era entalhar artesanato de animais e assim fazer bichos em madeira. Tanto é que nasceu sua marca registrada: os carros de boi. Muitos destes carros até foram para fora do Brasil como o Japão. Carro de boi tornou-se símbolo de Campo Grande/MS, pois representa o meio de locomoção utilizado pelos colonizadores. Próximo ao Horto Florestal, por exemplo, eles estão simbolizados no Monumento dos Imigrantes.
Mais do que uma peça de artesanato, os carros de boi são uma homenagem do artesão alagoano a Campo Grande, a chamada “Capital Morena” que adotou como sua terra. João Manoel veio par o então Mato Grosso em 1958. Veio sozinho para encontrar um irmão que também havia se aventurado em sair do Estado da região Nordeste para buscar novas oportunidades no Centro-Oeste. Casado unicamente com a Senhora Aparecida da Silva, teve duas filhas, um neto e faleceu no dia 25 de novembro de 2017 deixando um legado inestimável.
Conheça os homenageados:
Ademir Santana – Ataide Charão Fernandes
Betinho – Denise Zamboni Cavalheiro
Carlos Augusto Borges – Helena Pedroso de Barros
Coronel Villasanti – Sullivan Gonçalves Oliveira
Dr. Loester – Cláudia Cristina Benites Veiga Castelão
Dr. Victor Rocha – Jane Mara Martinez
Edu Miranda – Indiana Antunes Marques de Araujo
Junior Coringa – Carlos Eduardo de Oliveira Ferreira
Luiza Ribeiro – Elida Fátima Julio Antonio
Otávio Trad – Francisca Anaide Rondon Valiño
Paulo Lands – Helaine Paredes D’avila
Papy – Leslie Bassi Gaffuri
Prof. João Rocha – Alice Sales Trouy
Professor Juari – Teresinha Bezerra da Silva
Professor Riverton – Carina Zamboni Cavalheiro
Ronilço guerreiro – Jane Clara Arguello Martins Dias
Silvio Pitu – Adgoivonete Duarte Pereira
Tabosa – Erika Souza Pedraza
Valdir Gomes – Antonia Cristina Ferreira Costa
William Maksoud – Sandra Silva Carreiro
Zé da Farmácia – Oldaci Machado dos Anjos
Mesa Diretora:
Silvia Helena Machado Cavalcanti de Oliveira
Wilson Mota Ishikawa
Angela Vanessa Epifanio
Beatriz de Fatima Soares
Acesse as redes sociais do O Estado Online no Facebook e Instagram.