Vereadores aprovam projeto que garante transporte escolar para as pessoas com deficiência

onibus adaptado

“Hoje foi um dia histórico para Campo Grande, pois os vereadores de nossa Capital votaram com o coração, votaram com um olhar para o outro. É isso que nossa população quer, projetos voltados para quem necessita e, com este projeto, conseguimos garantir o transporte escolar para as pessoas com deficiência é um gesto de empatia”.

Com essas palavras o vereador Ronilço Guerreiro destacou a importância da aprovação em primeira discussão do projeto de lei 9.987/21, que é de sua autoria, e dispõe sobre o transporte de alunos da Rede Municipal de Ensino de portadores de necessidades especiais.

De acordo com o objetivo do projeto, o executivo municipal oferece gratuitamente aos alunos, portadores de necessidades especiais, de sua rede de ensino fundamental, transporte adaptado às suas carências físicas no trajeto entre suas residências e as escolas que frequentam.

O vereador destacou também a importância da participação da população na sugestão de projetos. “Essa é uma demanda que chegou ao nosso gabinete por meio da professora Maria Rosalina Gomes e esse é o nosso objetivo: abrir o gabinete para a participação da população. As pessoas têm um gabinete aberto para trazer ideias, apresentar propostas de projetos, melhorias para a cidade e o que for possível vamos fazer”, destacou Guerreiro.

A professora Maria Rosalina é autora do projeto. E desde 2020 luta pelo projeto de transporte para crianças especiais. O projeto é inspirado em ação que já acontece no Estado de São Paulo. Se aprovado, o transporte pode receber recursos do Fundeb, Fundo Nacional de Educação, Fundo Nacional de Apoio de Transporte Escolar.

Na próxima semana o projeto volta para segunda votação e depois segue para sanção do prefeito Marquinhos Trad. “Tenho certeza que em breve essa lei estará regulamentada. Para colocar em prática a prefeitura da Capital pode usar recursos do Fundeb, de projetos federais de transporte escolar e inclusivo, bem como do orçamento, onde podemos até fazer suplementação no orçamento, então acredito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *