Vereador da “dancinha” propõe que guardas civis trabalhem com câmeras de vídeo

guarda civil metropolitana campo grande ms seguranca publica
Foto: Glenda Gabi/Prefeitura de Campo Grande

O vereador Tiago Vargas (PSD) não só tem experiência com “dancinhas” – como ficou comprovado no vídeo viral compartilhado em suas redes sociais e que até gerou mudança “rígida” na Casa de Leis –, mas também enquanto policial civil antes de ocupar cadeira na Câmara Municipal de Campo Grande. É por isso que veio do parlamentar a PL (Projeto de Lei) solicitando que a GCM (Guarda Civil Metropolitana) da Capital use câmeras de vídeo direto com os agentes de segurança pública.

guarda civil metropolitana estado de sao paulo

Proposta é a mesma que já vem sendo utilizada por agentes de segurança pública em São Paulo. Foto: Divulgação/Governo de SP

O uso desses equipamentos inibirá episódios “gratuitos” de violência, justificou o vereado. “Garantirá mais segurança em diligências e preservação do direito de todos”, pontuou. A ideia, que já vem sendo usada na cidade de São Paulo desde 2016, se mostrou de fato com resultados positivos na redução de hostilidades durante as ocorrências.

A ferramenta de filmagem é usada no fardamento ou capacete dos guardas civis e visa resguardar a segurança do próprio agente em serviço, mas também assegurar os direitos constitucionais da população campo-grandense pelas imagens servirem como provas judiciais. Todas as abordagens, fiscalizações, buscas, varreduras, acidentes e demais interações com o público são registradas.

cameras de seguranca governo de sao paulo sp

Câmeras são portáteis e podem ser utilizadas tanto no fardamento quanto no capacete dos agentes civis. Foto: Divulgação/Governo de SP

O cidadão abordado em atuação da GCM poderá solicitar as gravações nos termos da Lei de Acesso à Informação (lei federal nº 12.527/2011). O PL de Vargas aguarda pela votação de outros vereadores na Casa de Leis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *