A ministra da Agricultura e Pecuária, Tereza Cristina, anunciou nesta terça-feira (23) que as autoridades alfandegárias da China autorizaram a entrada de carne brasileira no país. A liberação é válida para os lotes com certificação sanitária internacional até o dia 3 de setembro. O anúncio foi feito por meio do Twitter da ministra.
Na prática, a decisão pode liberar os carregamentos de carne que estão retidos na China. O Brasil fez a suspensão da exportação de carne para o país asiático no dia 4 de setembro, depois que foram identificados dois casos atípicos da doença da vaca louca. O caso é considerado atípico por não ter tido transmissão de rebanho.
No entanto, a carne que já estava nos portos continuou sendo exportada. Pela suspensão, boa parte não passou pela alfândega chinesa, conforme divulgou a Reuters.
Notícia importante para a nossa pecuária. A Administração Geral de Alfândegas da China (GACC) informou que foi autorizada a entrada de cargas de carne bovina com certificação sanitária até o dia 03/09/21. Continuamos as negociações para a retomada das exportações regulares. pic.twitter.com/6HNfnMW2gR
— Tereza Cristina (@TerezaCrisMS) November 23, 2021