O Brasil está estreando no PIRLS (Estudo Internacional de Progresso em Leitura), que vai avaliar o nível de leitura em diversas partes do mundo até o dia 3 de dezembro. O estudo inicia nesta terça-feira (23), com o intuito de avaliar a capacidade dos estudantes de ler, escrever, compreender e de interpretar o que é lido.
Segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), cerca de 6,3 mil estudantes do 4° ano do ensino fundamental de 193 escolas públicas e privadas, de todas as regiões do Brasil responderão a provas e questionários. O estudo é aplicado a cada cinco anos pela IEA (International Association for the Evaluation of Educational Achievement) para melhorar a educação no mundo.
Diante a Agência Brasil, a avaliação contempla dois eixos: a experiência literária e a aquisição e uso da informação. Para tanto, considera fatores contextuais que podem influenciar o desempenho da leitura, mediante a aplicação de questionários aos estudantes, professores, diretores e pais ou responsáveis.
A avaliação ocorrerá em uma amostra de escolas públicas e privadas distribuídas por todo o território nacional. Os resultados não serão divulgados de forma individual, uma vez que o objetivo é avaliar a leitura e a compreensão de textos dos estudantes a nível amostral e, a partir disso, possibilitar um diagnóstico, inclusive em termos comparativos, entre os 68 países ou regiões administrativas especiais participantes.