Governador disse que deve ficar no partido pelo menos até março de 2026
“Tenho até abril do ano que vem para decidir. Dia 29 é um degrau, depois vão ter outros”. Disse governador Eduardo Riedel (PSDB) sinalizando que, pelo menos por enquanto continuará no PSDB. Esta foi a primeira vez que Rele se manifestou sobre todo o processo que envolve o partido dos Tucanos. Na manhã desta sexta-feira, durante agenda na Capital, o governador falou sobre as tratativas do partido e sinalizou possibilidade de permanência.
Riedel voltou a pontuar que o primeiro degrau é o do dia 29, quando o partido definirá a união com o Podemos. Após isso, outro, que seria a discussão de uma federação com o Republicanos. Indagado sobre a incorporação que impediria a saída de 256 vereadores e da possibilidade de continuar cuidando do partido, Riedel sinalizou que pode permanecer. O governador ressaltou que o momento é de discutir estratégia partidária olhando o conjunto de partidos aliados nesta frente política.
Os tucanos marcaram a reunião de sua Executiva para terça-feira (29), às 10h, em Brasília, e um congresso nacional deve ocorrer em junho. O PSDB deve aprovar uma fusão com o Podemos para formar um novo partido com 28 deputados federais e 7 senadores. “Eu não estou preocupado em sair no dia 1“, porque não vou sair do partido”, declarou. O nome do partido deve ser inicialmente Podemos/PSDB, mas não está descartada a possibilidade da agremiação ser rebatizada como Moderados ou Independentes.
Podemos
“Apesar de poder ter a liberdade de sair do partido dentro de 30 dias, devo aguardar até a janela do ano Eleitoral para definir se continuo na sigla”. “No momento, nosso entendimento é permanecer no Podemos e continuar nosso trabalho por todos os sul-mato-grossenses”. Afirmou o deputado estadual Professor Rinaldo (Podemos). Rinaldo acrescentou entender “que a fusão entre Podemos e PSDB abriria caminho para uma força política significativa”. “Nós do Podemos temos grande representação significativa no Senado, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, em nossa capital e em outras cidades”, pontuou.
“Para nós o mais importante é o fortalecimento dos agentes políticos que detém as mesmas bandeiras e objetivos que nós, que é atender as necessidades da população sul-mato-grossense, sempre buscando a justiça, a dignidade, o desenvolvimento e melhores condições de vida da nossa gente, impulsionando nosso estado à prosperidade” concluiu o parlamentar.
Saída
Se acontecer a incorporação do Podemos pelo PSDB os deputados do tucano só poderão deixar o partido na janela do ano que vem. Já os 256 vereadores do PSDB não terão janela e precisarão continuar no partido até a janela de 2028. Os vereadores de Campo Grande, por exemplo, que pretendem disputar a eleição do próximo ano, terão que concorrer pelo PSDB.
Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook e Instagram
Leia mais
Visão Regional 2040: MS encabeça estratégia de desenvolvimento conjunto com RS, PR e SC