O retorno dos trabalhos na Casa de Lei da Capital desta terça-feira (01) um dos temas abordados foi sobre a luta contra o racismo.
O vereador Betinho (Republicanos) reforçou a luta contra o racismo demonstrando preocupação com os números apresentados pela Delegacia Geral de Polícia Civil nesta semana, que apontam um aumento nos crimes relacionados à discriminação em Mato Grosso do Sul nos últimos dois anos.
Os dados mostram que em Campo Grande, os delitos de racismo, preconceito e discriminação aumentaram de 9 casos em 2021 para 15 casos em 2022, representando um aumento de 66,7%. Além disso, os crimes de injúria por discriminação subiram de 124 em 2021 para 179 em 2022, representando um aumento de 44,4%.
“É triste perceber que isso está acontecendo com tanta frequência tão perto de nós. Todo ser humano merece e deve ser tratado com respeito e dignidade. É inadmissível essa postura”, disse Betinho.
O parlamentar também informou que protocolou um Projeto de Lei na Casa recentemente, prevendo que estabelecimentos comerciais realizem formação de combate ao racismo para seus funcionários e equipes de segurança privada. O objetivo é fortalecer o enfrentamento ao racismo na Capital.
A proposta está sob análise do setor jurídico e será tramitada quando considerada apta. “Esperamos que em breve esta matéria seja apreciada nesta Casa, pois será mais uma ferramenta para combater o racismo. Não é justo que nossos cidadãos ainda sejam submetidos a isso, e não compactuamos com quem pratica esse tipo de discriminação”, concluiu.