“Não está clara a política de preços da Petrobras neste momento de crise energética”, declara Lira

Foto: Michel Jesus / Câmara dos Deputados
Foto: Michel Jesus / Câmara dos Deputados

Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados, pediu alguns esclarecimentos públicos da Petrobras em relação aos preços dos combustíveis e da logística do gás. Conforme ele, a estatal precisa ter uma política de preços clara e pensar no País, sobretudo neste momento de crise energética e de saída da pandemia.

Segundo Lira, o Congresso vai tomar providências para corrigir possíveis erros na empresa, sem prejudicar a economia e sem intervir na estatal nem retomar a política de controle de preços. Ele ainda disse que a empresa não pode pensar só no lucro e precisa ajudar a estruturar o investimento no Brasil. Para ele, é importante garantir previsibilidade para que o crescimento econômico se consolide, e a energia é fundamental para isso.

O presidente participou de uma live nesta quinta-feira (16), promovida pela Netcon Investimentos. “Não é possível esse estado de letargia e inércia em relação ao que está acontecendo. Eu tenho recebido muitas demandas, querendo que a Câmara se pronuncie em relação à Petrobras, sem tumulto. Não está clara a política da Petrobras neste momento de crise energética”, comentou Lira.

Combustíveis

Lira disse que diversos parlamentares estão buscando iniciativas para questionar o preço dos combustíveis, como provocar o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), para investigar se não há excesso de práticas de monopólio.

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a gasolina acumula alta de preço de 31,1% entre janeiro e agosto, contra uma inflação geral de 5,7% (IPCA). O diesel e o gás de cozinha (GLP) também concentram altas (28% e 23,8%, respectivamente). O valor dos combustíveis tem grande impacto com a geração das usinas termelétricas movidas a gás natural e óleo diesel.

“Não queremos o controle dos preços, o livre mercado é importante, mas tem que pensar no País. No momento drástico de crise energética e na saída da pandemia, não é justo que se preconize só o lucro e o resultado de repasse dos lucros da empresa. É importante que se pense em uma política energética que tenha o viés de pensar em estruturar setores de desenvolvimento e o investimento no País”, completa Lira.

Lira ainda explica que a empresa paga 3 dólares para importar o gás do Catar e repassa esse valor a 10 dólares só para o uso de seu gasoduto. “Um absurdo esse preço”, criticou.

“Se tem um problema, é importante atacar esse problema. Temos oito, nove termoelétricas paradas por falta de gás natural. É importante fazer tudo com transparência, sem alvoroço, mas precisamos saber onde está o problema do preço dos combustíveis”, destaca o presidente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *