Mauro Vieira se reúne com secretário de Estado dos EUA para discutir tarifas sobre produtos brasileiros

Marco Rubio e Mauro Vieira em encontro nessa quarta (12), nos EUA - Foto: reprodução/Itamaraty
Marco Rubio e Mauro Vieira em encontro nessa quarta (12), nos EUA - Foto: reprodução/Itamaraty

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, se reúne nesta quinta-feira (13), em Washington (EUA), com o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, para discutir o tarifaço que tem afetado diversos produtos brasileiros exportados aos Estados Unidos. O encontro está previsto para começar às 17h (horário de Brasília) e é considerado estratégico para tentar reduzir as sobretaxas que vêm preocupando o agronegócio e a indústria nacional.

De acordo com fontes do governo federal, a reunião tem como objetivo avançar nas negociações bilaterais e buscar alternativas que minimizem os impactos das medidas impostas pelo governo norte-americano. As tarifas, que atingem setores como o de aço, café, suco de laranja e produtos agrícolas, têm sido apontadas como entraves ao comércio exterior brasileiro e à competitividade no mercado internacional.

Na quarta-feira (12), Vieira e Rubio já haviam tido um breve encontro durante um evento no Canadá, quando o chanceler brasileiro apresentou avanços técnicos sobre o tema e informou que o Brasil enviou, no dia 4 de novembro, uma proposta formal de negociação a Washington. O documento foi elaborado após uma reunião virtual entre as equipes econômicas e diplomáticas dos dois países.

Ainda na quarta, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou em entrevista à Fox News que o país pretende reduzir parte das tarifas sobre as importações de café. Contudo, o republicano não especificou quais medidas serão adotadas nem o prazo para que as mudanças entrem em vigor. A expectativa é que o encontro entre Vieira e Rubio possa definir os próximos passos das tratativas comerciais e abrir caminho para um acordo que favoreça ambos os países.

 

Com informações do SBT News

Acesse as redes sociais do Estado Online no Facebook Instagram

 

Leia mais

Em sabatina no Senado, Gonet diz que não há criminalização da política

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *