Legislativo volta a ter três mulheres deputadas

Divulgação
Divulgação

Com a posse de Gleice Jane a Assembléia Legislativa volta a contar com três deputadas um feito só alcançado entre 2014 , quando foram três eleitas, Grazielle Machado, Mara Caseiro e Antonieta Amorim. Conforme dispõe o Regimento Interno da Casa de Leis, no artigo 80, quando há vacância, está previsto que o suplente será convocado imediatamente após a abertura da vaga, na próxima sessão ordinária. A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) deverá convocar nessa terça-feira (21), durante a primeira sessão ordinária da semana, a suplente da Federação Brasil da Esperança – FE Brasil (PT/PC do B/PV), para assumir a vaga do deputado Amarildo Cruz (PT), que faleceu na última sexta-feira (17).

Apesar de ter sido implantado em 1979, só em 1987 as mulheres passaram ter representantes na Assembleia Legislativa, quando foram empossadas Marilene Coimbra e Marilu Guimarães eleitas em 1986. No ano de 1995, uma deputada tomou posse: Celina Jallad, que foi reeleita para o mandato seguinte. Em outras duas Legislaturas a Casa de Leis teve duas deputadas a partir de 2003, : Celina e Simone Tebet. e apartir de 2010 com Dione Hashioka e Mara Caseiro.

A tribuna da Assembleia não é novidade para a nova parlamentar pois no dia 27 de setembro de 2017, a então presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Dourados foi à tribuna da ALEMS pedir apoio aos deputados na interlocução com o Governo do Estado em prol das reivindicações de servidores administrativos e professores, por direitos trabalhistas. A professora é especialista em Educação e Inclusão pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e , segundo ela, o objetivo será somar forças para uma atuação que pense a sociedade a partir do feminino

Acesse também as redes sociais do O Estado Online no Facebook e Instagram.

Leia mais: MPMS decreta luto de três dias em razão da morte do Deputado Estadual Amarildo Cruz

MPMS decreta luto de três dias em razão da morte do Deputado Estadual Amarildo Cruz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *