Jovens pré-candidatos a prefeito formam grupo

Em Mato Grosso do Sul, uma união inédita de sete ativistas políticos resultou em uma junção partidária surpreendente dos mais jovens pré-candidatos a prefeito. São sete cidades com cinco partidos: Podemos em Aparecida do Taboado e Juti, Avante em Bela Vista, PSB em Guia Lopes da Laguna, DEM em Itaquiraí e PSD em Bonito e Ribas do Rio Pardo. A ideia é formarem uma liga de novos políticos com vontade de construir um futuro melhor com uma nova maneira de fazer política e de fazer gestão.

O criador do grupo, Gabriel David, 26 anos, é bacharel em Direito, pré-candidato a prefeito em Juti pelo Podemos, e pensou em juntar todos para uma ajuda mútua. “O grupo de WhatsApp surgiu após eu falar com o Athanásio de Bonito. Vendo a necessidade de que o povo precisa de uma renovação, de mudança e a existência de vários jovens querendo ser prefeito. Resolvi reunir e fazer um alinhamento”, explicou. O assunto no grupo é sobre ações. “Conversamos muito sobre os nossos desafios, trocamos ideias, informações e um ajuda ao outro. É uma grande interação entre os pré-candidatos jovens”, revelou.

Gabriel Boccia, 27 anos, é advogado e pré-candidato a prefeito em Bela Vista pelo Avante. “Acredito que somos os mais jovens. Espero que tenham mais. Para mudar este modelo de governança tão viciado. É sempre bom encontrar renovação política. Hoje há muita corrupção, má gestão e ingerência. Nossa mentalidade jovem é bem diferente”, pontuou. Ele também falou sobre o objetivo do grupo. “Se ajudar compartilhar informação, conhecimento, conteúdos positivos e o trabalho de cada um. Assim estou em busca de transformar a minha cidade natal naquilo que realmente tem de ser: uma cidade linda, próspera, com boa governança, com política feita com honestidade, boa gestão em todas as áreas. Para isso, precisamos de planejamento e política pública para transformar em qualidade de vida para as pessoas”, destacou. Em Guia Lopes da Laguna, Daiton Zanata dos Santos, com 24 anos, é pré-candidato pelo PSB e também advogado. “Tenho amizade há um tempo com o Gabriel David. No grupo trocamos experiências políticas. Vou lançar meu nome a pré-candidato a prefeito nos próximos dez dias e juntos, por meio dos jovens, queremos moralizar a política, porque infelizmente o que vemos é uma política sem crédito e desmoralizada”, explicou.

Tiago Friosi é o mais velho do grupo, com 31 anos. Dentista, é pré-candidato a prefeito pelo PSD em Ribas do Rio Pardo. “A finalidade do grupo é discutir e dar ideias sobre um projeto novo, de renovação política. Cada um passa o seu dia a dia de pré-campanha e algumas ideias”, disse. Sobre a política, disse ter sido uma necessidade. “Minha candidatura é decorrente da carência do meu município de um novo nome, uma nova liderança política. Ribas está há quase 20 anos em uma alternância de poder entre os mesmos. A população pediu um nome novo e começaram a falar de mim, pois sou filho de ex-prefeito”, frisou. Já Thalles Tomazelli, 30 anos, é filiado ao DEM e decidiu ser pré-candidato a prefeito em Itaquiraí. “Nosso grupo busca espaço na nova política sul-mato-grossense. Dentro das lideranças executivas municipais, acredito ser esse grupo o dos mais jovens do MS. A ideia iniciou informalmente, por meio de rede social cujo intuito se concretizou com o grupo de WhatsApp.

Nosso propósito é emplacarmos dentro do Estado a nova política, juventude, inovação, responsabilidade e competência. Em Itaquiraí-MS, minha pré-candidatura está consolidada para prefeito. Nossa chapa proporcional esta pré-montada e fortíssima”, afirmou. Luís Athanásio é advogado, tem 27 anos e é pré-candidato a prefeito de Bonito pelo PSD. “Montei uma equipe de pessoas jovens com capacidade administrativa que nunca participaram da política, nunca exerceram um cargo político. É total renovação. Tenho sido assediado pelos antigos, mas não vamos ceder. A nossa ideia é construir uma nova política, este é o ideal e a gente vê que as pessoas enxergam em nós a esperança. Elas estão acreditando. Vamos lutar contra a máquina e toda a antiga política por uma nova cidade e por um futuro melhor para as pessoas”, afirmou Athanásio, que se vê fortalecido na participação do grupo de jovens pré-candidatos.

Já José Natan é dentista e conhecia Gabriel David e Tiago Friosi. “Conhecia o Gabriel e o Friosi que se formou comigo. Foi meu veterano. Tínhamos muita amizade. O grupo é importante porque a gente passa a saber as ações de todos. Cada um tem um jeito de agir, mas todos com a nova política e a gente aprende um pouquinho mais”, finalizou.

Para mais notícias, acesse o caderno de política da edição desta sexta-feira (19) do jornal O Estado MS.

(Texto: Rafael Belo/Publicado por João Fernandes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *